Como configurar corretamente e utilizar todos os recursos disponíveis para se conectar com seus clientes.
É a versão do aplicativo WhatsApp desenvolvida para pequenas empresas. A solução traz recursos que visam facilitar a comunicação das empresas com seus clientes, além de ferramentas de métricas.
Os requisitos para ter uma conta empresarial são: ser uma PME e fornecer um número (fixo ou móvel) não vinculado à outra conta.
✔ Conta da empresa pode ser verificada e sinalizada como comercial
✔ Ferramentas para automatizar e classificar as mensagens
✔ Criar respostas automáticas
✔ Possibilidade de agendar mensagens
✔ Métricas de mensagens – é possível acompanhar as estatísticas sobre mensagens
✔ Possibilidade de integração com chatbot. A liberação da API só é realizada por um Solution Partner ou Solution Provider do Facebook/WhatsApp.
✔ Atendimento ao cliente (responder dúvidas, marcar horário etc)
✔ Comunicação interna (tratar de questões rápidas e objetivas com os colaboradores)
✔ Marketing (para quem já for cliente da empresa)
Os canais mais utilizados pelas empresas para atender os clientes são:
88% Telefone
86% E-mail
57% WhatsApp
52% Facebook
Os canais de preferência dos clientes para entrar em contato com as empresas são:
53% Telefone
49% E-mail
41% WhatsApp
31% Chat no site
26% Autoatendimento
*Estudo realizado pela Octadesk com 350 empresas e 500 clientes em parceria com a Mind Miners
Se a sua empresa já utiliza o WhatsApp convencional, você deve
Faça um backup de segurança de suas conversas e arquivos e dados já existentes – isso garantirá que todas as informações e conversas com clientes sejam salvas e transferidas para o novo aplicativo.
Como fazer o backup das conversas no WhatsApp:
Faça o download do WhatsApp Business e a configuração:
Se você estiver configurando um número de celular: aguarde a mensagem SMS e digite o código recebido no campo determinado.
Se você estiver configurando um número de telefone fixo: aguarde a contagem para envio de SMS terminar e clique em Me ligue.
Acesse o menu Configurações, selecione Configurações da empresa e em seguida clique em Estatísticas
Confira as informações para saber quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues aos destinatários, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes.
Em Respostas rápidas é possível criar atalhos para enviar mensagens padrão:
Como funciona: na tela de conversa com o cliente, basta digitar “/” e selecionar a resposta rápida. O texto será preenchido e poderá ser enviado normalmente.
O WhatsApp Business permite que as conversas sejam classificadas com etiquetas coloridas com temas específicos para cada mensagem.
1. Abra uma conversa e mantenha uma das mensagens pressionadas. Em seguida, toque no ícone de etiqueta, como mostra a imagem.
2. Seleciona uma das etiquetas sugeridas ou crie uma nova etiqueta. Para criar uma nova etiqueta, clique na opção Nova etiqueta, digite um nome e clique Ok. Para finalizar a marcação da mensagem, clique em Salvar.
1. Na página inicial, toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela e clique em Etiquetas.
2. Na tela surgirá a lista de etiquetas. Clique no marcador e, na janela seguinte, veja as conversas marcadas. Caso queira retirar a etiqueta da mensagem, clique no ícone de três pontos no canto superior direito da tela de conversação.
3. Será possível selecionar a opção Alterar etiqueta ou Apagar etiqueta. Para finalizar a exclusão da etiqueta, você deve confirmar a ação clicando em Sim.
Ainda posso criar grupos e listas de transmissão?
Sim. As funcionalidades do WhatsApp convencional, como a criação de grupos, listas de transmissão e WhatsApp Web, continuam a funcionar da mesma forma no WhatsApp Business.
Como verificar ou confirmar minha conta comercial?
Segundo informações do próprio WhatsApp, uma empresa não pode solicitar ou pagar para ter uma conta verificada ou confirmada. No momento, apenas algumas empresas são verificadas e essa verificação é baseada em diversos fatores: “Contas comerciais podem ser confirmadas se o número de telefone do WhatsApp corresponder ao número de telefone da empresa. Se a sua conta comercial não está confirmada ou verificada, preencher o perfil da empresa pode ajudar a fornecer informações úteis aos seus clientes” – afirma o site oficial do aplicativo.
Posso utilizar uma conta do WhatsApp em vários aparelhos?
Não, a conta do WhatsApp Business pode ser utilizada com apenas um número em um aparelho.
Meu aparelho é compatível?
Por favor, verifique as especificações para download do aplicativo clicando neste link.
Como usar o WhatsApp Business na minha estratégia de marketing?
Entre em contato conosco para elaborarmos uma estratégia juntos: envie um e-mail para contato@5tart.com.br