WhatsApp Business – Guia de configuração

Como configurar corretamente e utilizar todos os recursos disponíveis para se conectar com seus clientes.

O que é o WhatsApp Business?

É a versão do aplicativo WhatsApp desenvolvida para pequenas empresas. A solução traz recursos que visam facilitar a comunicação das empresas com seus clientes, além de ferramentas de métricas.

Os requisitos para ter uma conta empresarial são: ser uma PME e fornecer um número (fixo ou móvel) não vinculado à outra conta.

Quais as vantagens de utilizar o WhatsApp Business?

✔ Conta da empresa pode ser verificada e sinalizada como comercial

✔ Ferramentas para automatizar e classificar as mensagens

✔ Criar respostas automáticas

✔ Possibilidade de agendar mensagens

✔ Métricas de mensagens – é possível acompanhar as estatísticas sobre mensagens

✔ Possibilidade de integração com chatbot. A liberação da API só é realizada por um Solution Partner ou Solution Provider do Facebook/WhatsApp.

Finalidades do WhatsApp Business

✔ Atendimento ao cliente (responder dúvidas, marcar horário etc)


✔ Comunicação interna (tratar de questões rápidas e objetivas com os colaboradores)

✔ Marketing (para quem já for cliente da empresa)

Por que utilizar o WhatsApp Business?

Os canais mais utilizados pelas empresas para atender os clientes são:

88% Telefone

86% E-mail

57% WhatsApp

52% Facebook

Os canais de preferência dos clientes para entrar em contato com as empresas são:

53% Telefone

49% E-mail

41% WhatsApp

31% Chat no site

26% Autoatendimento 

*Estudo realizado pela Octadesk com 350 empresas e 500 clientes em parceria com a Mind Miners

Passo a passo para configurar e fazer o download:

Se a sua empresa já utiliza o WhatsApp convencional, você deve

Faça um backup de segurança de suas conversas e arquivos e dados já existentes – isso garantirá que todas as informações e conversas com clientes sejam salvas e transferidas para o novo aplicativo.

Como fazer o backup das conversas no WhatsApp:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Clique nos 3 pontinhos no canto superior direito da tela e clique no menu Configurações;
  3. Clique em Conversas;
  4. Clique em Backup de conversas;
  5. Clique no botão Fazer Backup e aguarde a conclusão. 
Imagem: Nicole Souza / 5TART

Faça o download do WhatsApp Business e a configuração: 

  1. Abra o app Play Store (Android) ou App Store (Iphone);
  2. No campo de busca, procure por WhatsApp Business;
  3. Clique em Instalar e aguarde a conclusão do download e instalação do aplicativo;
  4. Abra o WhatsApp Business e toque na opção Concordar e Continuar. Em seguida, selecione o país, digite o código de área (DDD) e o número de telefone. É possível utilizar um número de telefone celular ou fixo;
  5. Na tela de confirmação do número, clique em Ok.

Se você estiver configurando um número de celular: aguarde a mensagem SMS e digite o código recebido no campo determinado.

Se você estiver configurando um número de telefone fixo: aguarde a contagem para envio de SMS terminar e clique em Me ligue. 

Imagem: Reprodução / TechTudo
  1. Após a confirmação do código, sua conta será criada e você pode definir o nome da sua empresa. Em seguida, clique em Avançar. 
  2. Para finalizar, confirme o nome de sua conta para acessar a tela inicial do aplicativo.
Imagem: Reprodução / TechTudo

Configurações iniciais: Configurações da empresa

  1. Abra o WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela. Em seguida, clique em Configurações
  2. Clique em Configurações da empresa e, na janela seguinte, clique em Perfil. 
  3. Uma janela abrirá para que insira informações sobre a empresa como endereço, descrição, horários de funcionamento, e-mail e site.
  4. Basta preencher todas as informações e clicar em Salvar. 
Imagem: Nicole Souza / 5TART

Como acessar as estatísticas?

Acesse o menu Configurações, selecione Configurações da empresa e em seguida clique em Estatísticas

Confira as informações para saber quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues aos destinatários, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes.

Como configurar respostas automáticas?

  1. Abra o WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela. Em seguida, clique em Configurações;
  2. Clique em Configurações da empresa e, na janela seguinte, clique em Mensagem de ausência;
  3. Ative a opção “Mensagem de ausência”. Para editar a mensagem padrão, toque sobre o ícone do lápis, digite o texto desejado e clique em Ok;
  4. Clique em Enviar sempre para selecionar quando a mensagem deve ser enviada. Selecione a opção desejada e clique em Salvar;
  5. Voltando às configurações da empresa, toque em Mensagem de saudação. Ative o recurso em Enviar mensagem de saudação e toque sobre o ícone do lápis para editar o texto padrão;
  6. Digite a mensagem desejada, clique em Ok e depois em Salvar.
436Imagem: Nicole Souza / 5TART

Em Respostas rápidas é possível criar atalhos para enviar mensagens padrão:

  1. Toque sobre o ícone + no canto inferior direito da tela para criar um novo atalho.
  2. Digite a mensagem e, logo abaixo, o atalho desejado. Clique em Salvar.

Como funciona: na tela de conversa com o cliente, basta digitar “/” e selecionar a resposta rápida. O texto será preenchido e poderá ser enviado normalmente. 

Configurações avançadas: Etiquetas

O WhatsApp Business permite que as conversas sejam classificadas com etiquetas coloridas com temas específicos para cada mensagem.

1. Abra uma conversa e mantenha uma das mensagens pressionadas. Em seguida, toque no ícone de etiqueta, como mostra a imagem.

2. Seleciona uma das etiquetas sugeridas ou crie uma nova etiqueta. Para criar uma nova etiqueta, clique na opção Nova etiqueta, digite um nome e clique Ok. Para finalizar a marcação da mensagem, clique em Salvar.

Imagem: Reprodução / TechTudo
Imagem: Reprodução / TechTudo

Como encontrar as etiquetas?

1. Na página inicial, toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela e clique em Etiquetas.

2. Na tela surgirá a lista de etiquetas. Clique no marcador e, na janela seguinte, veja as conversas marcadas. Caso queira retirar a etiqueta da mensagem, clique no ícone de três pontos no canto superior direito da tela de conversação.

3. Será possível selecionar a opção Alterar etiqueta ou Apagar etiqueta. Para finalizar a exclusão da etiqueta, você deve confirmar a ação clicando em Sim. 

Imagem: Reprodução / TechTudo
Imagem: Reprodução / TechTudo

Perguntas frequentes

Ainda posso criar grupos e listas de transmissão?

Sim. As funcionalidades do WhatsApp convencional, como a criação de grupos, listas de transmissão e WhatsApp Web, continuam a funcionar da mesma forma no WhatsApp Business.

Como verificar ou confirmar minha conta comercial?

Segundo informações do próprio WhatsApp, uma empresa não pode solicitar ou pagar para ter uma conta verificada ou confirmada. No momento, apenas algumas empresas são verificadas e essa verificação é baseada em diversos fatores: “Contas comerciais podem ser confirmadas se o número de telefone do WhatsApp corresponder ao número de telefone da empresa. Se a sua conta comercial não está confirmada ou verificada, preencher o perfil da empresa pode ajudar a fornecer informações úteis aos seus clientes” – afirma o site oficial do aplicativo.

Posso utilizar uma conta do WhatsApp em vários aparelhos?

Não, a conta do WhatsApp Business pode ser utilizada com apenas um número em um aparelho.

Meu aparelho é compatível?

Por favor, verifique as especificações para download do aplicativo clicando neste link.

Como usar o WhatsApp Business na minha estratégia de marketing?

Entre em contato conosco para elaborarmos uma estratégia juntos: envie um e-mail para contato@5tart.com.br

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