WhatsApp Business: Confira as novidades do novo WhatsApp para negócios!

Com uma base de mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, o Whatsapp, enfim, terá sua versão para negócios. Já em fase de testes, o aplicativo para negócios trás consigo muitas novidades. Por isso, se você utiliza o Whatsapp para se comunicar com seus clientes e realizar vendas, continue lendo este post!

Perfil verificado

Conforme informado anteriormente, o Whatsapp Business terá a opção de verificar perfis comerciais. Foi a forma que o Facebook encontrou para que os usuários saibam quando o perfil com quem conversam pertence a uma empresa. No entanto, a funcionalidade ainda está sendo testada e não está disponível para todos.

Por enquanto, sabe-se que os perfis verificados terão um símbolo verde ao lado do nome da lista de contatos, uma maneira de diferenciar perfis pessoais e comerciais dentro do aplicativo.

Novo ícone

O ícone do aplicativo Whatsapp Business é um pouco diferente do aplicativo original. Em vez de um gancho de um telefone, se vê uma letra “B”, de “business”, no meio do balão verde.

Novo perfil

Quem adicionar a empresa no Whatsapp poderá ver, no perfil oficial, o nome da empresa, localização, status de empresa (verificada ou não verificada), além de ser possível adicionar uma descrição da empresa, informar e-mail comercial e URL do site.

Configurações da conta comercial

Uma boa novidade é a possibilidade de configurar mensagens automáticas para serem enviadas como respostas ao cliente fora de seu horário de atendimento. A mensagem pode ser personalizada e a duração também poderá ser programada pelo usuário por meio de um calendário, onde será possível escolher os dias e horários em que não haverá atendimento para que a mensagem automática seja enviada.

Ainda dentro das configurações, será possível selecionar a categoria que seu negócio se classifica. Será possível escolher desde categorias relacionadas ao varejo até serviços e organizações não governamentais. Para quem não se identificar com nenhuma das categorias propostas pelo aplicativo, ainda haverá a opção “Outras”.

Como o cliente verá o perfil empresarial?

Antes de tudo, é importante salientar que para o usuário comum, não será necessário fazer o download de nenhum novo aplicativo. Ao adicionar um contato com perfil comercial, o cliente receberá mensagens na cor amarela informando que a conversa está ocorrendo com uma empresa. Se a conta ainda não estiver verificada a mensagem informará, ainda, que o app está verificando a conta.

Com o WhatsApp comum será possível adicionar as empresas normalmente como um de seus contatos, e o app Whatsapp Business deverá ser baixado apenas por donos de empresas.

Migração das conversas e download do novo aplicativo

De acordo com os termos de uso do Whatsapp Business será possível migrar as conversas de uma conta pessoal para um perfil comercial, além de permitir 4 opções para testar o novo serviço:
– Utilizar um único celular e apenas um aplicativo– Utilizar um único aparelho com dois aplicativos, utilizando um número de celular diferente para o Business– Utilizar um único aparelho com dois aplicativos, utilizando um número de telefone fixo para o Business– Utilizar dos aparelhos diferentes, sendo um com o Whatsapp pessoal e outro com o Whatsapp Business

O Whatsapp Business será pago?

Segundo comunicado oficial do próprio Whatsapp, estão sendo testadas ferramentas “através de um aplicativo gratuito para pequenas empresas e uma solução empresarial para empresas maiores que operam em larga escala com uma base global de clientes”. Isso significa que, inicialmente, a versão Business para pequenas empresas será gratuita, diferente da versão empresarial para empresas maiores, como companhias aéreas e bancos. O chefe de operações do Whatsapp, Matt Idema, no entanto, não descarta cobrar das empresas pela versão empresarial. Em entrevista ao Wall Street Journal, ele declarou que pretende cobrar empresas no futuro, mas ainda não tem detalhes sobre a monetização.

A companhia aérea KLM já está utilizando o Whatsapp Business para realizar check-in e enviar o cartão de embarque aos passageiros, como é possível conferir neste vídeo.

Update: O Whatsapp anunciou na última quinta-feira (18/01/2018) o lançamento da versão para empresas do aplicativo, que inicialmente está disponível apenas para dispositivos Android em cinco países: Estados Unidos, Reino Unido, México, Itália e Indonésia. O app deve começar a funcionar no Brasil ainda nas próximas semanas!
Update II: O WhatsApp Business já está disponível para o Brasil! Disponibilizamos um guia de configuração para que você comece a usá-lo agora mesmo na sua empresa, clique aqui para o download!
Update III: Foi liberado em 05/04 a versão do WhatsApp Business para dispositivos iOs a partir da versão 8.0. O app pode ser baixado na App Store clicando aqui!


E aí, o que achou do Whatspp Business? Já sabe como irá utilizar na sua empresa? Comente abaixo!

Categorias

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!

Menu