Shadowban: o que é, como evitar e como reverter

O chamado shadowban do Instagram tem se tornado um tópico controverso. Neste post falamos sobre o que é o shadowban, o que ele não é, como evitar e como reverter a situação se você acredita que foi afetado.

O que é o shadowban?

É uma prática do Instagram de esconder certas imagens de serem encontradas nas buscas por hashtags. Por exemplo, supondo que você posta uma imagem com a hashtag #lowcarb. Em teoria, se você estiver “shadowbanned“, qualquer usuário do Instagram que não seja um seguidor seu não verá seu post ao pesquisar pela hashtag utilizada na imagem – ou qualquer outra. Isso é o que torna o shadowban difícil de ser identificado. 
Muitas pessoas notam o engajamento e taxa de novos seguidores caindo, mas, quando vão checar suas hashtags, os posts parecem normais. Isso acontece porque, mesmo quando afetado pelo shadowban, você ainda consegue ver seus próprios posts e as pessoas que te seguem também ainda serão capazes de ver seus posts.

É importante salientar que a queda no engajamento e no número de novos seguidores pode acontecer por diversos motivos, mas aqui não estamos falando de uma queda de engajamento de 25% e sim uma queda que pode chegar próxima a zero engajamento. Muitas pessoas notaram uma decaída significante no engajamento quando o Instagram reprimiu alguns bots há alguns meses, mas o shadowban é diferente. Se o seu engajamento caiu mais de 70% em relação ao normal, pode ser que você tenha sido afetado. 
Para deixar as coisas um pouco mais complicadas, o Instagram fez algumas mudanças em seu algoritmo que afetam a forma que as hashtags funcionam.

Quando você é afetado pelo shadowban, sua publicação não aparece para nenhuma das hashtags utilizadas nesta publicação para pessoas que não te seguem. Mas também existem algumas mudanças no algoritmo relacionadas às hashtags: se você utiliza 30 hashtags em seu post, não significa que vai aparecer nos resultados de pesquisa de todas elas. Você deve aparecer em cerca de 20 e isso NÃO significa que você foi shadowbanned.

O Instagram agora mostra resultados personalizados para cada usuário. Os “Top 9” posts que você vê para uma determinada hashtag pode ser diferente do que um amigo vê.
Vamos pensar desta forma: Quando você pesquisa pela hashtag #lowcarb no Instagram, a plataforma prefere te mostrar o conteúdo relacionado que acredita que seja o mais relevante para você, e não apenas qualquer post com aquela hashtag. A relevância se tornou extremamente importante – principalmente por conta de alguns usuários que praticavam spam utilizando hashtags.

Por que o shadowban acontece?

Vamos pensar desta forma: todo negócio quer servir o que mais interessa a seus consumidores. Você sabe que quando trabalha de acordo com os interesses de seu público, seu negócio cresce, caso contrário, pode ir à falência. E com o Instagram não é diferente: ele não existe sem os usuários.

Você pode até pensar que a plataforma é sustentada pelos anunciantes, mas os anúncios não são nada sem os usuários que utilizam a plataforma. 
Se os usuários forem bombardeados com mensagens de pouca qualidade, spam ou conteúdo que não lhes desperta o interesse, eles podem não utilizar mais o Instagram. Ou seja, a rede social precisa manter seus usuários satisfeitos.

Se você está lendo este artigo, é provável que já tenha se deparado com muitas informações conflitantes a respeito do shadowban. Mas não se preocupe, ninguém sabe exatamente o que está acontecendo, uma vez que o Instagram nunca usou o termo shadowban. Quando perguntados, eles simplesmente respondem algo genérico referente a sempre trabalhar para criar a melhor experiência para seus usuários.

Apesar disso, conseguimos desmistificar alguns boatos que surgiram em relação ao shadowban:
1. Sua conta pode ser completamente banida
Sua conta pode, sim, ser desativada ou banida pelo Instagram caso viole um ou mais de seus termos de uso e você é notificado quando isso acontece. Geralmente, os motivos de banimento são uso excessivo de bots (ações automatizadas), postagem de conteúdo inapropriado ou proibido e ser extremamente desrespeitoso com outros usuários. Mas quando falamos de shadowban estamos falando a nível de postagens, não contas. Pode até parecer que sua conta foi desativada, quando, na verdade, são várias imagens sendo “escondidas” pela plataforma. 
2. O shadowban só afeta pessoas que utilizaram bots no passado
Isso não é tão verdade. Alguns usuários que sempre agiram de acordo com as regras já relataram ter problemas, ou seja, nesse caso, as causas podem ser diversas, apesar de o uso de bots ser uma delas (mas não a única).
3. Você pode utilizar ferramentas que confirmam se você foi afetado
Existem algumas ferramentas que dizem ser capazes de checar se seu post está visível em cada pesquisa de cada hashtag utilizada, mas elas não são muito precisas – em parte devido a mudança no algoritmo das hashtags que falamos anteriormente. 

Como diminuir o risco de ser shadowbanned?

Use apenas hashtags extremamente relevantes para seu post. Não tente colocar seu conteúdo em lugares que não fazem sentido para aqueles que estão pesquisando determinada hashtag. 
Não use o mesmo grupo de hashtags todos os dias por meses a fio. Tenha pelo menos 2 ou 3 grupos de hashtags que você possa alternar o uso. 
Não use hashtags com alto índice de spam. Pesquise pelas hashtags que você geralmente usa. Se ver muito conteúdo de baixa qualidade, ou seja, com posts empurrando produtos, implorando por seguidores ou promessas de enriquecimento fácil, considere trocar esta hashtag por outra que traga resultados de melhor qualidade. 
Não faça check-in em lugares que você não está realmente. A menos que a foto tenha sido feita naquele determinado local ou que você estivesse naquele local quando a foto foi tirada, não coloque a geolocalização.
Não haja como um robô. Você não precisa curtir e comentar fotos freneticamente todos os dias. Claro, interaja na plataforma, mas de forma natural, sem que isso pareça uma ação automatizada.

Como reverter o shadowban?

É importante saber que 80% das pessoas que notaram queda em seu engajamento não foram afetadas pelo problema. A principal razão para a queda de engajamento, na maioria dos casos, é devido a recente redução dos bots e mudanças de algoritmo. De qualquer forma, se de repente seu engajamento cair 90%, recomendamos que você comece a tomar algumas ações.

Primeiro, encontre de 3 a 5 contas que não te seguem, e as use para checar se os posts que você suspeita terem sido shadowbanned aparecem na pesquisa das hashtags utilizadas.

Sempre reveja suas ações mais recentes no Instagram e pense se você pode ter feito algo que pudesse parecer spam para a rede social ou possa ter prejudicado a experiência dos usuários da plataforma (vide lista acima). 
Se você acredita que sua conta foi afetada pelo shadowban, experimente executar os passos a seguir:

1. Se você estiver usando qualquer serviço que automatize ações no Instagram, pare imediatamente. Se você já usou algo do tipo anteriormente, revogue o acesso da API. 

2. Remova todas as hashtags de todos os seus posts (sim, isso pode demorar um tempo considerável).

3. Delete todas as tags de geolocalização dos seus posts se você não estava fisicamente no local da foto ou se a imagem nem mesmo foi tirada naquele local.

4. Depois de um tempo, troque o grupo de hashtags utilizadas periodicamente. Tenha sempre à mão 3 ou mais grupos de hashtags e alterne entre eles, de forma que você não use exatamente as mesmas hashtags todos os dias.

Que outras informações você já ouviu sobre o shadowban no Instagram? Você já foi afetado? Conte sua experiência nos comentários!

Categorias

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!

Menu