Qual a diferença entre conta pessoal, conta comercial e creator no Instagram?

Conheça as principais diferenças entre cada tipo de conta para ter o máximo de aproveitamento de seus benefícios.

Nos últimos anos, o Instagram implementou diversas novidades e atualizações para o crescimento da rede se tornando uma ótima ferramenta de marketing e de comunicação com seu público. Uma das últimas grandes mudanças foi a implantação da conta “Criador de conteúdo”, somando aos dois tipos existentes: Conta Pessoal e Conta Comercial. Embora os nomes sejam bastante auto-explicativos cada tipo de conta têm suas vantagens, particularidades e oferece ferramentas com diferenciais estratégicos para monitorar as atividades do perfil. 

Conta pessoal

Como o nome sugere, a conta pessoal do Instagram é ideal para pessoas físicas que desejam apenas utilizar a rede social para se conectarem com seus amigos e familiares, compartilharem o que quiserem e ter uma interação tradicional. É o modelo de conta padrão criada quando um perfil é feito no Instagram.

Conta Creator 

Imagem: Nicole Souza / 5TART

A conta de criador de conteúdo do Instagram é ideal para influenciadores, figuras públicas, produtores de conteúdo e artistas. Isso não apenas facilita a criação e o gerenciamento de conteúdo de marca e parcerias com influenciadores, como também aumenta a transparência do marketing da rede social. Através desse tipo de perfil, é possível ter as seguintes vantagens: Controles de perfis flexíveis, obter mais detalhes sobre as atividades da conta, ver o número de pessoas que deixaram de seguir a conta ou começaram a segui-la depois de alguma publicação e botões de contato no perfil e mais ferramentas de crescimento como:

  • Opções de categorias: A opção criador de conteúdo permite escolher uma categoria mais específica, referente à ocupação do usuário, para exibir o título no perfil.
  • Gerenciamento de mensagens: A caixa de mensagens possui três janelas, a principal, geral e solicitações. As conversas na aba principal são as que o usuário mantém regularmente. Já as mensagens movidas para a aba geral não são notificadas ao dono da conta. Por fim, as solicitações de mensagens são as conversas com pessoas que o usuário não segue.
  • Rótulo de categoria e formas de contato: Ao mudar sua conta para a de criador de conteúdo, é possível ocultar a informação de contato e o rótulo de categoria
  • Detalhes sobre seguidores: Principais localizações dos seguidores, a faixa etária, o gênero e o tempo médio que esses usuários passam no Instagram, além de informar o principal horário em que acessam a rede.
Imagem: Reprodução / TechTudo
  • Configurar respostas rápidas: Na conta creator é possível configurar respostas rápidas para mensagens frequentes, o que facilita a interação.
  • Acesso ao estúdio de criação: Com a conta criador de conteúdo você tem acesso ao Estúdio de Criação do Facebook. Nele é possível publicar, programar ou salvar como rascunho publicações no feed e no IGTV. Além disso, o usuário também tem acesso às informações de suas atividades e de seu público pelo computador.

Conta Comercial

Imagem: Nicole Souza / 5TART

A conta comercial do Instagram é voltada para empresas, ideal para negócios locais, marcas, organizações e prestadores de serviços. Se você tem uma loja física ou online, é possível redirecionar seus seguidores para uma página de compra diretamente do Instagram, você consegue marcar produtos diretamente nas fotos do feed e dos stories. A conta comercial é a maneira de utilizar a rede social de forma mais profissional, ela se torna um ponto de contato  para sua empresa. Um perfil comercial no Instagram faz parte de estratégias de marketing para impulsionar sua marca e te oferecer vários insights em relação à entrega do conteúdo, ao desempenho das publicações, ao comportamento do público e outras informações relevantes como:

  • Acessar métricas: É possível acompanhar métricas para entender e otimizar os resultados da sua estratégia. Você pode acompanhar o alcance do post, as visualizações de um vídeo, as impressões, as atividades dos seguidores, entre outras métricas. 
  • Conhecer seu público: As métricas que você poderá acessar com um perfil comercial te ajudarão a conhecer melhor seu público e a entender como ele se comporta para tornar sua abordagem mais assertiva. É possível ver o número de pessoas que seguiram ou deixaram de seguir o perfil, mas a plataforma mostra apenas os dados dos últimos sete dias
  • Promover posts – Anúncios: Uma das vantagens mais legais é poder promover suas publicações diretamente do Instagram. Além de poder segmentar para que tipo de público o post será mostrado, você terá acesso aos dados e relatórios de cada post patrocinado.
  • Inserir botões de contato: Você pode inserir, além do link da página na bio, botões interativos com telefone e e-mail da empresa, uma forma de ajudar seu público a te encontrar.
  • Vendas e respostas rápidas: Em uma conta comercial é possível criar catálogos online vinculados aos perfis e exibidos nas publicações da conta. Além disso, pode configurar respostas rápidas facilitando a interação com os seguidores.
Imagem: Nicole Souza / 5TART
  • Acesso ao estúdio de criação: A conta comercial oferece acesso ao Estúdio de Criação do Facebook. Poderá publicar, programar ou salvar como rascunho publicações no feed e no IGTV. E também terá acesso às informações de suas atividades e público pelo computador.
Imagem: Nicole Souza / 5TART

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