Também chamados de robôs, os algoritmos das redes sociais permitem ao usuário uma experiência social mais completa e objetiva em cada tipo de plataforma.
Não entendeu ainda?
Imagine que cada rede social é um hotel, o usuário é seu hospede e os robôs são os funcionários. Graças as pessoas que trabalham nos hotéis podemos ter acesso as mais diversas experiências, como o serviço de quarto, ou até mesmo um jantar especial.
O mesmo acontece nas redes sociais, o algoritmo serve para facilitar e auxiliar a experiência do usuário.
Mas, como dito antes, cada algoritmo de cada rede social funciona de forma diferente:
Algoritmo do LinkedIn
Vamos pegar o exemplo do hotel de novo, o LinkedIn seria um hotel voltado para trabalhadores, em que sua função é entregar o maior conforto e credibilidade para que o usuário tenha mais sucesso na sua experiência profissional.
Por conta disso o LinkedIn tem um algoritmo voltado para entrega de posts credíveis na linha do tempo, que passa por quatro fases de verificação até conseguir alcançar um alto número de engajamento.
- Fase 1 é de avaliação do conteúdo, em que o algoritmo categoriza o post em spam, baixa qualidade ou bom.
- Se o post for um desses dois últimos, passa para a fase 2 de teste de engajamento, em que o post é mostrado no feed para testar o potencial de engajamento.
- Se os índices forem positivos, com muitos comentários e likes, passa para a fase 3, que é um check de autenticidade, em que o algoritmo verifica se a conta criadora do post é falsa ou não (lembrando que contas mais completas e ativas na plataforma têm mais chances de conseguir engajamento e passar por essas fases).

- Fase 4 é a revisão manual, sim isso mesmo, manual. O LinkedIn é a única rede social que possui funcionários que complementam o algoritmo. Eles têm o trabalho de analisar as postagens que passaram nas fases anteriores para analisar como e porque estes tiveram esse destaque.
Segundo o LinkedIn eles criaram esta fase para saber como o público está pensando e reagindo, com o intuito de sempre melhorar a experiência da plataforma. As postagens bem avaliadas nessa fase ganham um tempo de relevância estendido, ou seja, elas recebem prioridade, mesmo com o passar dos dias.
Você sabia que têm influenciadores do LinkedIn? As pessoas com mais engajamento durante o ano na rede social, começam a fazer parte de uma lista chamada Top Voices.
Algoritmo do Facebook
O algoritmo do Facebook é especial.
Isso porque eles foram os criadores do algoritmo, ou seja, eles criaram a categorização de conteúdo, por causa da grande demanda de posts que a linha do tempo possuía e graças ao sucesso da plataforma.
E até hoje, ninguém sabe ao certo como esse algoritmo foi criado.
Dessa forma eles criaram a experiência de foco de cada usuário, que consiste em criar uma linha do tempo “personalizada” para cada um.
A famosa bolha social.
Ressaltando assim, os posts mais relevantes para cada usuário baseiam-se em:
- Autenticidade de posts, em que as nativas são mais relevantes;
- Conteúdo visual e audiovisual tem preferência;
- Notícias e assuntos mais comentados no momento têm prioridade;
- Posts com mais reações, comentários e compartilhamentos aparece em mais linhas do tempo, pois tornam-se relevantes;
- O tempo de interação com o post. Quanto mais tempo e engajamento o usuário tiver com o post, o algoritmo entende que esse tipo de conteúdo é relevante, mostrando mais posts com o assunto e/ou parecidos.
Lembrando que: o algoritmo do Facebook foi modificado para priorizar conteúdos de amigos e família. Por isso a linha do tempo tem uma dominância de posts de grupos e amigos.

Assim, as empresas ou profissionais devem mudar a forma como engajam nessa plataforma, como por exemplo, a “chamada para ação” dos conteúdos deve ressaltar e instigar o usuário a comentar e marcar amigos.
A utilização do Facebook Ads também auxilia bastante no crescimento de engajamento.
E para finalizar
Respondendo à questão inicial, é importante entender o algoritmo das redes sociais para aumentar as chances de criar engajamento para seu negócio.
É como um mapa para o tesouro perdido, se você o tiver, o caminho será guiado e tudo que você tem que fazer é percorrer.
Poético, não?
A nossa dica é: não deixe de se atualizar.
Pois essas plataformas estão sempre buscando novas formas de melhorar a experiência do usuário, então estar sempre estudado como os algoritmos estão funcionando é fundamental.
Aqui na 5tart, nós sempre avisamos quando alguma atualização é feita, por isso, nos siga nas redes sociais para não ficar desinformado.

Ah, e não se esqueça de engajar conosco.
Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!