Conheça o Instagram Shopping e saiba como expor seus produtos!

A ferramenta Instagram Shopping permite que um usuário crie uma loja virtual dentro da rede social para aumentar as vendas e atrair mais clientes para o seu e-commerce.

Em março de 2017, o Instagram anunciou a criação do recurso de compras para facilitar o acesso dos usuários aos produtos comercializados por empresas na rede social. 

Desde então, o Instagram Shopping se tornou o lugar ideal para direcionar pessoas e impulsionar a venda de produtos, já que a rede social já supera a marca de 1 Bilhão de usuários e segundo dados de um estudo realizado em 2018 pelo Facebook IG, 130 milhões de pessoas acessam publicações de compras todos os meses. Outra pesquisa também revelou que 83% dos usuários do Instagram usam a plataforma para encontrar novos produtos ou para avaliar as marcas antes de realizarem uma compra.

Então o que você está esperando? Saiba a seguir como ativar sua loja no Instagram.

O que é Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é uma nova função que possibilita criar um catálogo, adicionar produtos e criar coleções, divulgando, assim, seus produtos de forma orgânica.

A loja funciona da mesma forma que marcar um amigo em uma foto. O cliente clicando aparecerá uma aba para comprar.

Você consegue montar um grupo de produtos e destacar o que quiser de acordo com uma temática ou categoria, tornando mais simples o processo de compra dentro da plataforma. 

Se a sua postagem for relevante para os usuários, você tem a chance de aparecer no espaço “comprar”. Uma aba especialmente dedicada às lojas, que fica na parte inferior da tela do aplicativo. Lá os usuários também encontrarão indicações de lojas baseadas em seus interesses.

Uma ótima oportunidade para descobrirem sua marca!

Quais vantagens o Instagram Shopping trará para seu negócio?

Listamos aqui as principais vantagens para criar a sua loja no Instagram: 

  • Redirecionamento para a página de compra: Ao marcar seu produto com  em uma foto, o cliente que clicar será redirecionado direto para uma página com os detalhes do produto e o site de compra;
  • Processo de compra mais rápida: O Instagram Shopping agiliza o processo e diminui as chances de desistência do cliente que não precisará sair do Instagram para comprar;
  • Fim das limitações com links: Com o Instagram Shopping, você consegue expor os links dos seus produtos sem necessariamente ter 10.000 seguidores;
  • Oportunidade de conquistar novos clientes: como o aplicativo oferece diversas ferramentas criativas e interativas de postagem, a divulgação dos seus produtos pode trazer bons resultados.

Porém, como todas as utilidades do aplicativo, é necessário seguir algumas regras.

Regras para ativar a Loja no Instagram Shopping:

Para você conseguir montar sua loja e não ter nenhum transtorno futuramente, é necessário seguir algumas normas do aplicativo. As regras são:

  • Só produtos físicos podem ser vendidos na loja virtual
  • Siga as politicas da plataforma;
  • Tenha uma conta comercial no Instagram;
  • Associe essa conta à Página do Facebook da sua loja ou tenha uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Tenha pelo menos 9 postagens para ativar a loja.

A conta é analisada pelo Instagram e se o perfil atender as condições, o Instagram Shopping será aprovado. O processo pode levar alguns dias, dependendo do caso o prazo pode aumentar.

Então, vamos ao passo a passo para se cadastrar no Instagram Shopping! 

Passo a Passo para criar sua Loja no Instagram

O passo inicial é conectar sua conta comercial do Instagram com uma página no Facebook e ao Gerenciador de anúncios. Todos os produtos de sua loja são cadastrados e aprovados no Facebook para usar pelo Instagram. Portanto, sem as duas plataformas, o sistema não vai funcionar.

Agora, vamos começar a configurar a sua conta no Instagram Shoppin

  1. Integração do Instagram com o Facebook

Na página da sua loja no Facebook, clique em “configurações” no canto inferior esquerdo da tela. Clique em “Instagram” e então conecte-se à sua conta do Instagram.

Coloque seu nome de usuário ou email e a sua senha do Instagram, associando assim, a página do Facebook com a do Instagram.

  1. Cadastro de Produto no Facebook 

Para validar a sua loja virtual, você precisa cadastrar os produtos na página da sua loja no Facebook. É lá que você vai adicionar todas as informações do produto, foto e link de compra. 

Para fazer o seu catálogo no Facebook você precisa: 

  • Abrir a sua Página do Facebook, clicar em “Configurações”
  • Em seguida, vá em “Modelos e Guias” e verifique se está no modelo de compras. Confirmando isso, você deve clicar em “Compras” e, depois, ativar a guia.
  • Clique em “salvar” para aparecer o seu link da loja. A primeira vez que você for abrir este link, a página vai solicitar a configuração das informações da sua loja.
  • Após a configuração, aperte “ok”

Aparecerá, então, na página inicial a opção de configurar sua loja.

No gerenciador de comércio você poderá você vai cadastrar os seus produtos, colocando a foto, nome, preço, URL de compra e todos os detalhes importantes para o cliente. Agora é só salvar e o cadastro estará pronto.

Antes de ser publicado para a venda, o seu produto vai passar por um processo de aprovação que pode levar até 2 dias , embora, no geral, seja aprovado em algumas horas. Assim que for aprovado, o Facebook irá te informar. 

Existe uma outra forma de montar seu catálogo no Facebook, através do Gerenciador de Negócios. Para isso basta:

  • Entrar no Gerenciador de Negócios utilizando sua conta no Facebook;
  • Na aba principal do Gerenciador de Negócios, clique em “Gerenciador de Catálogos”.  Vai abrir para você uma página com um botão indicando “Criar Catálogo”, na parte inferior central da tela;
  • Em seguida, selecione a opção de Comércio Eletrônico e clique em “Avançar” para continuar cadastrando os produtos. Caso a sua plataforma seja a mesma que faz parceria com o Facebook (Shopify, Opencart, 3dcart, Big Commerce, e outros) basta selecionar e transferir os dados. Do contrário, você precisará fazer o cadastro manual de cada um dos produtos;
  • Se o seu cadastro for manual, coloque o nome do seu catálogo no espaço indicado e clique em “criar novo catálogo”;
  • Clique em “Itens” e depois em “Adicionar itens” para cadastrar todos os seus produtos com as informações necessárias (o processo é o mesmo que fizemos no catálogo direto pela página); 
  • Após preencher todos os espaços, clique em “Adicionar Produto” e, se não for cadastrar mais nada, clique em “Concluir”. 
  • Depois, volte à aba “Visão Geral” e conecte o seu catálogo com o perfil comercial do Instagram. 

Com todas as etapas concluídas, você terá um catálogo pronto com os seus produtos. Mas ainda precisará aguardar a aprovação dos produtos. Assim que aprovados, você pode ativar a sua loja no Instagram Shopping.

  1. Ativação no Instagram

O processo de ativação do catálogo no Instagram é bem simples e rápido, pois os seus produtos já foram aprovados no Facebook. Siga o passo a passo: 

  • Clique em “Configurações”; 
  • Selecione  “Empresa” e, logo em seguida, “Compras”; 
  • A partir daí, vai aparecer uma página com o seu catálogo. Basta selecioná-lo;
  • Volte para o seu perfil, selecione a foto do produto que quer marcar;
  • Clique nos 3 pontinhos no canto da foto;
  • Clique em “Editar” ;
  • Clique no botão “+”  no canto esquerdo;
  • Em seguida, clique na opção “Marcar Produtos”;
  • Selecione o produto correto e, por fim, clique em concluir. 

A partir de agora você precisa seguir algumas diretrizes do Instagram para aproveitar sua loja:

  • Crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra;
  • Marque o máximo de produtos possível nas imagens. Isso ajudará o público a navegar;
  • Use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel;
  • Tenha certeza de que as marcações estejam corretas! Isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e também na sua loja virtual.

Como marcar os produtos no Instagram Shopping?

Basta Criar um post com a foto do produto que deseja divulgar e escolher a opção de “Marcar produtos”. Para posts no feed o botão ficará abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas, já para posts nos stories ele fica dentro da aba de stickers.

Pronto! Agora você já tem sua Loja no Instagram Shopping! Aproveite todos os recursos e conquiste novos clientes de forma orgânica.

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