A ferramenta Instagram Shopping permite que um usuário crie uma loja virtual dentro da rede social para aumentar as vendas e atrair mais clientes para o seu e-commerce.
Em março de 2017, o Instagram anunciou a criação do recurso de compras para facilitar o acesso dos usuários aos produtos comercializados por empresas na rede social.
Desde então, o Instagram Shopping se tornou o lugar ideal para direcionar pessoas e impulsionar a venda de produtos, já que a rede social já supera a marca de 1 Bilhão de usuários e segundo dados de um estudo realizado em 2018 pelo Facebook IG, 130 milhões de pessoas acessam publicações de compras todos os meses. Outra pesquisa também revelou que 83% dos usuários do Instagram usam a plataforma para encontrar novos produtos ou para avaliar as marcas antes de realizarem uma compra.
Então o que você está esperando? Saiba a seguir como ativar sua loja no Instagram.
O Instagram Shopping é uma nova função que possibilita criar um catálogo, adicionar produtos e criar coleções, divulgando, assim, seus produtos de forma orgânica.
A loja funciona da mesma forma que marcar um amigo em uma foto. O cliente clicando aparecerá uma aba para comprar.
Você consegue montar um grupo de produtos e destacar o que quiser de acordo com uma temática ou categoria, tornando mais simples o processo de compra dentro da plataforma.
Se a sua postagem for relevante para os usuários, você tem a chance de aparecer no espaço “comprar”. Uma aba especialmente dedicada às lojas, que fica na parte inferior da tela do aplicativo. Lá os usuários também encontrarão indicações de lojas baseadas em seus interesses.
Uma ótima oportunidade para descobrirem sua marca!
Listamos aqui as principais vantagens para criar a sua loja no Instagram:
Porém, como todas as utilidades do aplicativo, é necessário seguir algumas regras.
Para você conseguir montar sua loja e não ter nenhum transtorno futuramente, é necessário seguir algumas normas do aplicativo. As regras são:
A conta é analisada pelo Instagram e se o perfil atender as condições, o Instagram Shopping será aprovado. O processo pode levar alguns dias, dependendo do caso o prazo pode aumentar.
Então, vamos ao passo a passo para se cadastrar no Instagram Shopping!
O passo inicial é conectar sua conta comercial do Instagram com uma página no Facebook e ao Gerenciador de anúncios. Todos os produtos de sua loja são cadastrados e aprovados no Facebook para usar pelo Instagram. Portanto, sem as duas plataformas, o sistema não vai funcionar.
Agora, vamos começar a configurar a sua conta no Instagram Shoppin
Na página da sua loja no Facebook, clique em “configurações” no canto inferior esquerdo da tela. Clique em “Instagram” e então conecte-se à sua conta do Instagram.
Coloque seu nome de usuário ou email e a sua senha do Instagram, associando assim, a página do Facebook com a do Instagram.
Para validar a sua loja virtual, você precisa cadastrar os produtos na página da sua loja no Facebook. É lá que você vai adicionar todas as informações do produto, foto e link de compra.
Para fazer o seu catálogo no Facebook você precisa:
Aparecerá, então, na página inicial a opção de configurar sua loja.
No gerenciador de comércio você poderá você vai cadastrar os seus produtos, colocando a foto, nome, preço, URL de compra e todos os detalhes importantes para o cliente. Agora é só salvar e o cadastro estará pronto.
Antes de ser publicado para a venda, o seu produto vai passar por um processo de aprovação que pode levar até 2 dias , embora, no geral, seja aprovado em algumas horas. Assim que for aprovado, o Facebook irá te informar.
Existe uma outra forma de montar seu catálogo no Facebook, através do Gerenciador de Negócios. Para isso basta:
Com todas as etapas concluídas, você terá um catálogo pronto com os seus produtos. Mas ainda precisará aguardar a aprovação dos produtos. Assim que aprovados, você pode ativar a sua loja no Instagram Shopping.
O processo de ativação do catálogo no Instagram é bem simples e rápido, pois os seus produtos já foram aprovados no Facebook. Siga o passo a passo:
A partir de agora você precisa seguir algumas diretrizes do Instagram para aproveitar sua loja:
Basta Criar um post com a foto do produto que deseja divulgar e escolher a opção de “Marcar produtos”. Para posts no feed o botão ficará abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas, já para posts nos stories ele fica dentro da aba de stickers.
Pronto! Agora você já tem sua Loja no Instagram Shopping! Aproveite todos os recursos e conquiste novos clientes de forma orgânica.