Você provavelmente ouviu falar sobre o Fyre Festival, um festival luxuoso que seria realizado nas Bahamas em 2017, mas acabou sendo um verdadeiro fiasco. O documentário “Fyre Festival: Fiasco no Caribe” (da @netflixbrasil) conta a história do festival que nunca aconteceu e acabou com o CEO condenado à 6 anos de prisão por fraude.
Assistimos ao documentário e destacamos aqui algumas lições relacionadas ao marketing e a influenciadores que podemos aprender com os erros (e acertos) do Fyre Festival nessa era pós-digital:⠀⠀⠀⠀
Organizar um evento não é bolinho – e exige planejamento como qualquer outro projeto. O maior erro dos organizadores do Fyre Festival foi começar a divulgar um produto que ainda sequer existia, pouco se sabia sobre sua viabilidade de realização e sem um planejamento e orçamento traçados.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Graças a uma estratégia digital centrada em influenciadores e publicações em simultâneo sobre o festival, os ingressos se esgotaram em 48 horas. E aqui a equipe de marketing e publicidade do festival merece uma salva de palmas por impulsionar rapidamente uma marca desconhecida no mercado.
As redes sociais foram, em igual proporção, as ferramentas de construção e destruição do festival. Ao mesmo tempo que as campanhas construíram uma expectativa sobre o evento e esgotaram ingressos, um tweet com uma foto de um sanduíche de queijo (abaixo) conseguiu derrubar toda a reputação construída.
The dinner that @fyrefestival promised us was catered by Steven Starr is literally bread, cheese, and salad with dressing. #fyrefestival pic.twitter.com/I8d0UlSNbd
— Trevor DeHaas (@trev4president) April 28, 2017
Com a falta de informações a respeito do evento, começaram a surgir boatos de que tudo poderia ser uma fraude, o que aumentou ainda mais a tensão pré-festival e ajudou a acelerar a repercussão negativa.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Olhando de um ponto de vista mais técnico, a produção das peças, mobilização de influenciadores e gerenciamento de redes sociais foram executados com excelência e entregaram um resultado impressionante! Tudo isso graças aos profissionais de mídia contratados, que fizeram um excelente trabalho, apesar das circunstâncias.