O que o Facebook sabe sobre você?

Já falamos algumas vezes sobre os dados que os aplicativos contêm sobre os usuários. Mesmo sem saber, muitas vezes, acabamos permitindo o uso de informações pessoais para algum fim em algum site ou aplicativo, que acabamos por não ter conhecimento por estar escondido nos “Termos e Condições” que acabam passando batido por muitos utilizadores. Um dos mais conhecidos – e polêmicos – é o Facebook. Mas quais dados são esses? O que o tio Mark sabe sobre os utilizadores da rede social mais popular do Brasil? Onde podemos encontrar essas informações? São algumas perguntas que vamos responder hoje. 

  • O que Tio Mark sabe sobre os usuários?

Primeiro é importante saber quais são as informações coletadas diariamente dos utilizadores do Facebook. Essas informações, de um modo geral, ajudam a plataforma conhecer melhor cada usuário, sabendo quais são seus gostos, sobre o que tem interesse, o que não gosta, quem são seus amigos, onde mora, entre outros dados recolhidos para que os usuários tenham uma melhor e mais personalizada experiência na plataforma. É uma lista bem longa dividida por categorias e subcategorias, entre os itens estão: 

  • Publicações: O Facebook sabe de todas as publicações que o usuário posta, compartilha, curte e todas que ele foi marcado;
    • Fotos e vídeos: Todas as mídias publicadas pelo usuário e, também, as quais ele foi marcador;
    • Comentários feitos e em quais publicações;
    • Curtidas e reações de todas as publicações; 
    • Quem são os amigos mais e menos próximos do usuário. Se o utilizador exclui algum amigo, o Facebook sabe quem é e por quanto tempo estiveram conectados na rede social. Além de saber todas as pessoas seguidas pelo usuário;
    • Mensagens trocadas pelo Messenger;
    • Grupos que participa e páginas curtidas; 
    • Atividade no Marketplace: Todos os itens que foram vendidos e as informações comerciais sobre a venda; 
    • Eventos realizados, convidados e respondidos; Informações gerais do perfil; Histórico de pagamentos; Entre outras informações. 
  • Para que são usados os dados dos usuários? 

De acordo com o próprio Facebook, as informações são utilizadas “para fornecer e viabilizar a operação dos Produtos do Facebook e serviços relacionados descritos nos Termos do Facebook e nos termos do Instagram”. Portanto, os dados dos usuários servem para que a plataforma consiga fornecer produtos, de maneira personalizada. Para isso, são coletadas informações em produtos do Facebook e dispositivos. Esses “Produtos do Facebook” são as outras plataformas que ele gere, como Messenger, Instagram e Whatsapp. Isso significa que há uma troca de informações entre todas as redes associadas ao Facebook, para entender e proporcionar e sugerir serviços que cada usuário possa ter algum interesse. Para isso, ele também faz uso da localização dos usuários, sabendo o local que mora, quais lugares frequenta, onde trabalha ou estuda etc. As informações sobre a localização, são coletadas por serem concedidas pelo próprio usuário ou pela realização de check-ins e participação de eventos. 

O Facebook também utiliza os dados dos usuários da plataforma – e adjacentes – para personalizar o conteúdo patrocinado e os anúncios que aparecem para cada pessoa, de acordo com o gosto pessoal de cada um, evitando que produtos e serviços desinteressantes apareçam para o utilizador. Entretanto, há informações coletadas fora do Facebook e seus Produtos. De acordo com a Política de Dados da plataforma: “Usamos as informações que temos (inclusive sua atividade fora de nossos Produtos, como os sites que você visita e os anúncios que você vê) para ajudar os anunciantes e outros parceiros a mensurar a eficácia e a distribuição dos anúncios e serviços deles, e também entender os tipos de pessoas que usam tais serviços e como elas interagem com os respectivos sites, aplicativos e serviços”. 

Outros motivos que o Facebook utiliza os dados do usuário, segundo eles, também estão a segurança e integridade de cada utilizador, melhor comunicação da plataforma com as pessoas e pesquisa e inovação visando o bem social. 

  • Como ter acesso às informações?

Para conseguir acessar todos os dados pessoais, basta entrar na sua página do Facebook > Opções > Configurações > Suas Informações do Facebook > Acessar suas informações. Nesta página também é possível fazer download dos dados em “baixar suas informações”, além de ter acesso à “Política de Dados”. Para ficar mais fácil, abaixo temos um tutorial que pode ajudar a encontrar as informações. 

  • Por que é importante saber da recolha de dados?

Por muito tempo o Facebook omitiu quais informações guardava de seus usuários e como eram utilizadas. A partir do momento que seus utilizadores sabem quais dados ele está expondo e como, é possível ter mais controle dessa exposição. Além de ter a opção de apagar algumas informações que o usuário opte por não ser expostas. 

Você sabia que o Facebook e seus Produtos tinham tantas informações sobre os usuários? Conta o que mais te surpreendeu aqui nos comentários!

Categorias

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!

Menu