Facebook Watch: a nova plataforma de videos do Facebook

O Facebook anunciou na última semana o lançamento de sua mais nova plataforma de vídeos, o Facebook Watch, que será disponibilizado como uma aba na rede social e abrigará conteúdo exclusivo para vídeos. O Watch funcionará no desktop, mobile e no app para TV, mas por enquanto está disponível apenas para um grupo restrito de usuários e produtores de conteúdo dos EUA em fase de testes. 

O Watch é dividido em duas partes principais: “Discover” e “Watchlist”.

Na aba Discover, o feed principal, é possível encontrar vídeos, ao vivo ou gravados, produzidos por alguns canais para o Facebook. Os usuários poderão usar as reações do Facebook e comentar nos vídeos, como já acontece nas transmissões ao vivo, além disso, os vídeos serão organizados, nessa aba, em categorias e seções de acordo com o que as pessoas assistem e interagem, por exemplo, uma categoria sobre “o que está fazendo as pessoas rir” contendo vídeos com muitas reações “Haha”.
Já a aba Watchlist é dedicada às preferências do usuário, onde serão exibidos vídeos relacionados a seus interesses. O usuário poderá, ainda, salvar os programas que deseja assistir no futuro, além de se registrar para receber notificações quando o novo episódio de algum programa que acompanha for lançado.

O que esperar o Facebook Watch?

Conteúdos mais longos: diferente dos vídeos curtos compartilhados no feed de notícias, o conteúdo do Watch será mais parecido com o compartilhado no Youtube, ou até mesmo no Netflix, já que vai permitir o compartilhamento de vídeos em formato de episódios.Conteúdo original e exclusivo: o Facebook investiu bastante em conteúdo original para a plataforma, que será lançada já com cerca de 40 programas disponíveis que incluem esportes, culinária entre outros programas ao vivo e gravados.
Um novo tipo de página: a Show Page, parecida com a Fanpage para empresas, será organizada para que os usuários possam acessar a sinopse do programa e seus episódios.Monetização: de forma similar ao que ocorre no Youtube, os produtores de conteúdo poderão rentabilizar seus vídeos.

Quais oportunidades aparecem com o Watch?

Apesar de muitas pessoas já assistirem vídeos pela rede social todos os dias, é difícil pensar pensar no Facebook como um local para buscar e assistir vídeos. Com o Watch, a empresa tem a intenção de criar um espaço exclusivo para o conteúdo em vídeo e se tornar a principal plataforma de conteúdo do mundo. Para os produtores de conteúdo, isso significa mais uma plataforma de distribuição e rentabilização de seu trabalho, que até agora só era possível com o Youtube. Para os usuários, significa mais opções de consumo em vídeo.
O Facebook Watch será lançado oficialmente nos Estados Unidos no dia 28 de agosto, sem data oficial ainda para lançamento em outros países.

Categorias

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!

Menu