7 erros que as empresas cometem nas redes sociais

Não é nenhuma novidade que as mídias sociais, hoje, são uma ferramenta poderosa para estreitar o relacionamento entre empresas e clientes. Ter uma presença efetiva nas redes sociais é importante para negócios de qualquer segmento. É importante considerar que seu perfil em uma rede social pode ser a primeira coisa que seu potencial consumidor irá ver sobre a sua marca.

Mesmo assim, muitas empresas ainda cometem alguns erros de marketing nas redes sociais que podem ser facilmente evitados. Por este motivo, vamos destacar aqui alguns dos erros mais comuns cometidos pelas empresas e algumas dicas para te ajudar a evitá-los e obter melhores resultados.

1. Focar na quantidade, não na qualidade de seguidores

É ótimo ter centenas, ou até milhares, de seguidores, mas eles não são muito úteis se não estiverem realmente interessados em seu negócio. Para que servem 1 milhão de seguidores se a maioria não se interessa pela marca? Os seguidores de qualidade podem não vir em milhares, mas curtem, compartilham, comentam os conteúdos da empresa e – o mais importante – compram os seus produtos!

2. Não postar conteúdo de qualidade regularmente

As atualizações de suas redes devem ser feitas de modo a compartilhar conteúdo interessante e relevante para a sua audiência. Por isso, é muito importante investir em conteúdo de qualidade, que capte a atenção de seus atuais e futuros clientes. Não basta simplesmente criar vários perfis e não ter uma equipe de pessoas para alimentá-los com conteúdo relevante frequentemente.

3. Focar em muitas redes sociais de uma vez

A menos que você tenha um colaborador apenas para cuidar de sua presença online, o ideal é traçar uma estratégia mais assertiva e direcionar seus esforços apenas para a rede social que lhe traga mais resultados. Isso porque ter um perfil em cada rede social significa ter que criar conteúdo relevante e adaptado para cada uma delas, ou seja, é preciso investir tempo, dinheiro e equipe. Por isso a importância de conhecer sua audiência e determinar com antecedência em quais redes sociais vale a pena estar presente.

4. Não ter personalidade de marca

Se as pessoas acharem que seus posts são muito genéricos ou impessoais, elas terão menos vontade de fazer uma compra. Você precisa se certificar que cada post tenha a personalidade certa para sua marca. Para isso, você pode contratar um profissional de mídias sociais que, após fazer uma análise da marca, lhe ajudará a compreender sua audiência e definir qual o conteúdo mais apropriado e o melhor formato para que a mensagem seja transmitida.

5. Publicar apenas postagens de vendas

A última coisa que você deseja é fazer spam para sua audiência. Mesmo assim, muitas marcas ainda compartilham apenas conteúdo promocional em suas redes sociais, como se as redes sociais existissem apenas para divulgação de empresas. Se as pessoas começarem a achar que você está fazendo muitos posts de venda, elas vão simplesmente parar de seguir seu perfil profissional. Este erro vai de encontro ao erro nº 2, e a solução é a mesma: investir em conteúdo de qualidade para compartilhar com seus seguidores, evitando usar as redes sociais como canal de publicidade. 

6. Compartilhar exatamente a mesma mensagem em todas as redes sociais

Mesmo que você queira promover o mesmo produto em todos os canais, é uma boa ideia fazer algumas modificações na sua postagem. Isso porque, além de cada rede social ter as suas próprias características, como limite de caracteres e configurações de imagem, uma parcela de seus clientes pode segui-lo em mais de uma rede e o resultado pode ser negativo para a marca.

7. Não ter uma estratégia 

Tentar fazer a divulgação da sua empresa nas redes sociais sem um bom planejamento é pior, até mesmo, do que não estar nelas. Invista em uma estratégia de redes sociais forte, cuidadosamente traçada que contemple o levantamento da presença online da marca, a análise da audiência, dos concorrentes e do mercado. Não se esqueça de incluir também o monitoramento contínuo das métricas e resultados na sua programação. 

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