Guia para a criação de anúncios pagos no Facebook Ads

Entenda como funciona o Facebook Ads e aprenda o passo a passo criar anúncios pagos e  divulgar seu negócio para mais de 130 Milhões de usuários no Brasil

O Facebook é a maior rede social do mundo, ela conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Desses, 1,6 bilhão estão conectados a uma empresa, sendo uma rede social com muito potencial para aproximar as empresas de seus consumidores fiéis e de possíveis novos clientes. Uma maneira é utilizar anúncios pagos da plataforma, o Facebook Ads.

Essa ferramenta não é complexa, mas é necessário entender e conhecer as estratégias para ter resultados positivos com esse recurso.

Por isso, vou te explicar o que você precisa saber sobre o Facebook Ads e como você pode fazer seu anúncio! 

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads é o recurso de anúncios do Facebook, veiculados por um sistema exclusivo. Por meio dele, aqueles que desejam veicular anúncios na rede social podem criar suas publicidades pagas.

Nele, você encontrará uma variedade de ferramentas, objetivos e públicos para configurar a entrega desses anúncios, possibilitando que o conteúdo certo chegue ao público certo.

Como funciona o Facebook Ads?

O Facebook desenvolveu uma plataforma exclusiva para a criação dos anúncios, o Facebook Ads Manager, também chamada de Gerenciador de Anúncios, que fica dentro do Gerenciador de Negócios. 

É nesta plataforma que você irá criar, acompanhar, otimizar, mensurar e pagar pelos seus anúncios.

Vale lembrar que o Facebook Ads é pago, porém cada anúncio pode ter um custo diferente, dependendo do objetivo e do público para qual foi direcionado.

Como criar uma conta de anúncios no Facebook Ads

Para trabalhar com anúncios, você precisa criar primeiro uma fanpage para o seu negócio. Se ainda  não tiver, te ensinamos como fazer isso nesse post.

Com sua página criada, vamos ao passo-a-passo:

Passo 1: Acesse business.facebook.com;

Passo 2: Clique no botão Criar Conta, que aparece no canto superior direito da página;

Passo 3: Escreva o nome da sua empresa no campo indicado;

Passo 4: Selecione qual será a Página Principal do seu Gerenciador;

Passo 5: Coloque seu nome e o email do seu negócio e preencha as demais informações nos campos obrigatórios.

Pronto! Feito isso, você já terá um Gerenciador de Negócios e poderá criar sua conta de anúncios:

Passo 1. Acesse as Configurações do negócio;

Passo 2. Clique em Contas e depois em Contas de anúncios;

Passo 3. Selecione + Adicionar;

Passo 4. Escolha a opção Criar uma nova conta de anúncios;

Passo 5. Insira as informações pedidas sobre sua conta.

É importante se certificar se escolheu o seu país e a moeda de pagamento corretamente, porque não é possível mudar essa informação depois.

Como usar o Facebook Ads?

A estrutura de criação do Facebook Ads está dividida em três níveis: campanha, conjunto e anúncios:

Campanha: Objetivo do seu anúncio, como: reconhecimento de marca, tráfego, conversão, entre outros.

Conjunto: Nesta etapa você vai definir como seu anúncio será veiculado. Você fará a seleção do público, orçamento, programação e posicionamento.

  • Público: Você fará a segmentação do seu anúncio, para quem você deseja que o anúncio seja entregue;
  • Orçamento: Nesta fase você informará ao Facebook quanto pretende investir e como quer que seu investimento seja aplicado. O pagamento desse investimento poderá ser via cartões de crédito ou cartões de débito, PayPal ou boleto Bancário;
  • Programação: Você irá informar qual será a duração de seu anúncio;
  • Posicionamento: Definirá onde o seu anúncio será exibido, como: feed de notícias do Facebook, Facebook Marketplace, feeds de vídeo do Facebook, caixa de entrada do Messenger e muito mais.

Para entender quando cada posicionamento pode ser usado, confira essa tabela.

Anúncios: Você irá definir o criativo, ou seja, a parte do anúncio que é mostrada ao público, o texto, imagem ou vídeo e botão de Chamada para Ação (CTA).

Chegamos ao tópico que esperavam: Como você pode criar anúncios no Facebook Ads?

Vamos lá?

Passo 1: Acesse a sua conta de anúncios;

Passo 2: Clique em “Criar”;

Passo 3: Na janela que irá abrir, escolha o objetivo da sua campanha;

Passo 4: Dê um nome para sua campanha;

Passo 5:  Nessa etapa, você tem a opção de criar um teste;

Passo 6: Escolha se deseja ativar a otimização de orçamento. Se decidir otimizar, você vai precisar definir se o orçamento será diário ou vitalício. Caso não opte por ativar essa opção nessa etapa, a definição do investimento será mais para frente;

Passo 7: Clique em “Mostrar mais Opções” para acessar as configurações de Estratégia de lances da campanha, a Programação de anúncios ou o Tipo de veiculação.

Passo 8: Dê um nome para seu conjunto de anúncios;

Passo 9: Insira os dados de segmentação do seu público;

Passo 10: Selecione os posicionamentos do seu anúncio;

Passo 11: Caso você não tenha decidido otimizar o orçamento, é hora de definir os valores que serão investidos para veicular o seu anúncio;

Passo 12: Escolha uma data de início e uma data de término para sua campanha;

Passo 13: Agora, selecione a página à qual o anúncio estará associado;

Passo 14: Escolha o formato do anúncio: carrossel, imagem ou vídeo único ou coleção;

Passo 15: Faça upload da mídia que deseja usar no anúncio;

Passo 16: Adicione o texto que será exibido no anúncio;

Passo 17: Dependendo do objetivo do anúncio, nesta etapa você precisará configurar mais algumas opções, como o pixel e botão de chamada para ação (CTA);

Passo 18: Confira a prévia do seu anúncio e selecione “Confirmar”.

Pronto! Seu anúncio será enviado para análise e, se estiver de acordo com a Política de Publicidade do Facebook, irá iniciar a veiculação.

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