Como mudar conta do Instagram para conta comercial?

Como configurar corretamente para obter o máximo de vantagens para o seu negócio.

Em 2018, o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos, com mais de 60% de sua base acessando o aplicativo diariamente, se tornando, hoje, a rede social com maior engajamento e ótima ferramenta de marketing. A vantagem da rede social é que ela disponibiliza três tipos de perfis, um perfil pessoal para amigos e família, um para as empresas, por meio das contas comerciais, e também para os criadores de conteúdos. Explicaremos cada perfil disponibilizado pelo Instagram e como você pode converter sua conta em uma conta comercial e quais recursos você terá acesso que ajudarão a estabelecer sua presença comercial. Essas ferramentas podem ajudar você a entender melhor quem está se relacionando.

Os diferentes tipos de conta do Instagram tem características específicas e podem utilizar recursos de maneiras distintas: 

Conta pessoal

Como o nome sugere, a conta pessoal do Instagram é ideal para pessoas físicas que desejam apenas utilizar a rede social para se conectarem com seus amigos e familiares, compartilharem o que quiserem e ter uma interação tradicional. É o modelo de conta padrão criada quando um perfil é feito no Instagram.

Conta Criador de Conteúdo

A conta de criador de conteúdo do Instagram é ideal para influenciadores, figuras públicas, produtores de conteúdo e artistas.Isso não apenas facilita a criação e o gerenciamento de conteúdo de marca e parcerias com influenciadores, como também aumenta a transparência do marketing da rede social. Através desse tipo de perfil, é possível ter as seguintes vantagens: Controles de perfis flexíveis, opção de ocultar ou mostrar informações de categoria e botões de contato no perfil, mensagens simplificadas e mais ferramentas de crescimento.

Conta Comercial

A conta comercial do Instagram é voltada para empresas, ideal para negócios locais, marcas, organizações e prestadores de serviços. Se você tem uma loja física ou online, é possível redirecionar seus seguidores para uma página de compra diretamente do Instagram, você consegue marcar produtos diretamente nas fotos do feed e dos stories. A conta comercial é a maneira de utilizar a rede social de forma mais profissional, ela se torna um ponto de contato  para sua empresa. Um perfil comercial no Instagram faz parte de estratégias de marketing para impulsionar sua marca e te oferecer vários insights em relação à entrega do conteúdo, ao desempenho das publicações, ao comportamento do público e outras informações relevantes como: 

  • Acessar métricas: É possível acompanhar métricas para entender e otimizar os resultados da sua estratégia. Você pode acompanhar o alcance do post, as visualizações de um vídeo, as impressões, as atividades dos seguidores, entre outras métricas. 
  • Conhecer seu público: As métricas que você poderá acessar com um perfil comercial te ajudarão a conhecer melhor seu público e a entender como ele se comporta para tornar sua abordagem mais assertiva.
  • Promover posts – Anúncios: Uma das vantagens mais legais é poder promover suas publicações diretamente do Instagram. Além de poder segmentar para que tipo de público o post será mostrado, você terá acesso aos dados e relatórios de cada post patrocinado.
  • Inserir botões de contato: Você pode inserir, além do link da página na bio, botões interativos com telefone e e-mail da empresa, uma forma de ajudar seu público a te encontrar.

Para converter sua conta em um perfil comercial, siga os seguintes passos:

  1. No Instagram, acesse seu perfil e clique em  .
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique em Conta.
  4. Clique em Mudar para Conta profissional, pode aparecer também como “Adicionar as Ferramentas de Negócios do Instagram”. Feito isso, aparecerá uma tela de “Obtenha uma conta profissional gratuita”, clique em “Continuar”.
  5. Adicione detalhes, como a categoria da empresa e personalize as informações de contato, como e-mail e número de telefone, endereço e até mesmo o site, caso a empresa possua. Mas fique tranquilo, a qualquer momento você pode alterar essas informações.
  6. Conecte a página do Facebook de sua empresa. 
  7. Clique em Concluir e pronto!
Imagem: Nicole Souza / 5TART

Importante:

  • Você precisa ser administrador dessa página para conseguir vinculá-la ao Instagram;
  • Seu perfil deve ser Público no Instagram, pois contas privadas não podem ser alteradas para contas comerciais;
  • Um Perfil comercial do Instagram só pode ser conectado a uma única Página do Facebook. Recomendamos conectar a uma Página do Facebook associada à sua empresa, isso facilitará o uso de todos os recursos disponíveis para empresas.

Categorias

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!

Menu