Como fazer vídeos no TikTok?

O aplicativo chinês TikTok se consagrou em 2019 e hoje já é a 4ª maior rede social do mundo e está à frente do Linkedln, Twitter e outras mais conhecidas. Hoje conta com mais de 800 milhões de usuários ativos. 

A plataforma de vídeos curtos e dublagens surgiu da unificação de dois aplicativos chineses, o Musical.ly e o TikTok. Já em seu lançamento ela atraiu diversos usuários e caiu no gosto de todos, sendo o app mais baixado no último ano.

É um aplicativo bem singular e devido aos seus grandes números pode ser uma ótima maneira de usá-lo em sua estratégia de comunicação. Inclusive é uma das tendências para o marketing digital de 2021. 

Como funciona o TikTok?

O TikTok é uma plataforma para gravação e compartilhamento de vídeos curtos com até 1 minuto de duração. É possível fazer dublagens, transições, desafios, duetos e reacts de outros vídeos da plataforma.

Como qualquer outro aplicativo, você pode seguir outros usuários, curtir e comentar publicações, mas o seu diferencial são os filtros, efeitos e sons disponíveis para que você possa personalizar ainda mais os conteúdos.

Agora que já sabe como funciona  te ensinarei como criar os seus vídeos na plataforma:

Com o download do aplicativo feito você já conseguirá visualizar os vídeos ou procurar um conteúdo até mesmo sem estar logado. Contudo, para que consiga seguir perfis, interagir e criar conteúdo terá que criar uma conta.

  1. Logado em sua conta, você deve pressionar o botão “+” na parte inferior da tela. Nesta opção você conseguirá escolher a velocidade da gravação, o tempo do vídeo, os filtros e efeitos que irá utilizar, a música e ainda selecionar a opção de temporizador.
  2. Para vídeos com transições você deve começar a gravar seu vídeo e quando terminar clicar no botão “✔” na parte inferior direita da tela. Repita o processo e continue gravando os vídeos em posições diferentes. 

Para acompanhar o tamanho do vídeo, veja a barra azul localizada na parte de cima da tela. Depois que finalizar todas as transições, avance, clicando em “✔ ️” e, logo em seguida, clique em “avançar”.

Antes de publicar seus vídeos preencha a descrição, coloque hashtags e escolha em quais canais será compartilhado. Depois disso, clique em “publicar”.

Além disso, você pode enviar um vídeo de sua galeria. Para isso:

  1. Clique no ícone “+” e selecione o botão “Realizar upload”;
  2. Depois, escolha um ou mais vídeos em sua biblioteca;
  3. Feito o upload, você poderá editar a duração do vídeo, adicionar uma música de fundo, efeitos e filtros (para isso, pressione “Avançar”)

Há também uma forma de utilizar música de outros artistas nos vídeos, para isso, basta pressionar o ícone de disco no canto inferior da tela do vídeo pelo qual se interessou e tocar no botão vermelho de gravação.

Neste recurso é possível sincronizar os vídeos com músicas criando um efeito de dublagem. Selecione a ferramenta “Cortar”, logo depois de realizar uma gravação, em seguida, é só fazer o ajuste até que a sincronia esteja perfeita. 

Inclusive, no último ano, a plataforma também lançou a opção de lives, ou seja, a criação de transmissões ao vivo no aplicativo. Para fazê-las bastam alguns cliques:

  1. Abra o aplicativo e clique em “+” na parte inferior da tela, o botão que se usa para enviar os vídeos para o app;
  2. Embaixo do botão de gravação, deslize o dedo puxando até centralizar a opção  “Ao vivo” (“Live”);
  3. Defina o título da sua transmissão e toque no botão “Ao vivo”.

Sem segredos!

Dicas para usar o TikTok na comunicação de seu negócio.

  1. Faça desafios com hashtag da marca

Faça campanhas com desafios de hashtag. Esta é uma boa estratégia para que seu vídeo tenha grande visibilidade e traga bons resultados. Te ajudará aumentar o alcance da sua marca.

  1. Crie stickers da marca

O uso estratégico de stickers pode estimular o desenvolvimento da sua marca na rede social. A ideia é criar stickers divertidos que chamem atenção e que possam ser usados pelos usuários na plataforma.

  1. Crie conteúdo autêntico

Não faça posts polidos ou iguais aos que você faz no Instagram ou Facebook, seja irreverente, no bom sentido é claro.

Uma dica importante é sempre buscar se inspirar em conteúdos que estão fazendo mais sucesso e burburinho na rede social. Formatos como desafios, duetos e reacts trazem ótimos resultados

Os challenges, geralmente, são realizados por marcas ou influenciadores que incentivam os usuários a reproduzi-lo, compartilhando depois com a #Hashtag do desafio no seu perfil.

Os duetos são super famosos! De um lado é reproduzido o vídeo original o outro é permitido que o usuário grave a sua versão. Esses vídeos ajudam na interação dos usuários e no aumento de seguidores. Para isso, abra o vídeo que deseja utilizar, toque no ícone da seta de compartilhamento e selecione a opção “Dueto”.

Por fim, os vídeos de react são gravações com as reações dos usuários a diferentes situações. 

Como já foi falado, o TikTok se tornou febre entre os usuários, por isso, explorar todos os seus recursos pode ser uma ótima maneira de se aproximar de seu público. Por isso, planeje seu conteúdo de forma a manter a linha da identidade visual, da linguagem e do posicionamento do seu negócio. Use e abuse da plataforma de maneira consciente!

Categorias

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!

Menu