Como comprar seguidores pode acabar com sua reputação

De que forma as redes sociais interferem na nossa vida pessoal, profissional, com nossos relacionamentos entre amigos, familiares e de negócios?
Recentemente, tomou conta das redes sociais o relato da atriz Nathalia Rodrigues sobre ter que comprar seguidores no Instagram para conseguir um trabalho, aquecendo o debate sobre essa prática. Afinal, comprar seguidores é uma boa ideia?

É muito comum olhar uma conta de Instagram e medir a popularidade do usuário pelo número de seguidores ou número de likes em cada foto. Mas esta métrica está longe de ser precisa a ponto de ser levada em consideração na hora de selecionar um influenciador ou considerar um perfil relevante. Basta uma busca no Google para encontrar opções de “pacotes de seguidores e curtidas” a partir de R$9,90, o que significa que qualquer pessoa pode comprar estes seguidores falsos para ser “famoso” na internet. Principalmente para a realização de trabalhos e parcerias, o olhar precisa ser um pouco mais aprofundado ao analisar os perfis de figuras públicas ou empresas.

Confira a seguir como a prática de comprar seguidores falsos pode destruir sua reputação:
1 – Pode ser considerado crime
Há diversas maneiras de conseguir os seguidores comercializados: por meio de ferramentas automatizadas que criam perfis falsos, ou também por meio de vírus espalhados por mensagens do tipo “Mude a cor do seu Facebook”, que instala um malware no navegador e passa a ter controle das redes sociais do usuário para curtir páginas diversas. Invadir dispositivo informático alheio e disseminar vírus é crime previsto no Código Penal, sob pena de 3 meses a 1 ano de prisão.
2 – Suas publicações não terão alcance nenhum
Não adianta ter um perfil com 10 mil seguidores, se ninguém interage com as publicações. Quando os seguidores são reais, há interação nas postagens pois pessoas de verdade, quando curtem uma página, demonstram interesse pelo conteúdo publicado. Seguidores “fantasma” não tem interesse nenhum pela marca ou pessoa, logo, não interagem com as publicações e a página não tem alcance, ou seja, é considerada irrelevante para o algoritmo das redes sociais.
3 – É contra as regras
A prática de utilizar seguidores falsos vai contra os termos de uso das redes sociais. Twitter, Facebook e Instagram podem suspender as contas de usuários que o fazem por violação dos Termos de Serviço. Uma vez com a conta suspensa, o prejuízo é grande, pois o nome de usuário, em muitos casos, não pode ser recuperado, assim como as publicações e, claro, os seguidores. Esse filtro é feito pelas plataformas regularmente e sua conta pode ser suspensa sem aviso prévio.
4 – Em muitos casos, é fácil identificar quando um usuário tem seguidores falsos
Qualquer pessoa que tenha uma visão analítica vai comparar o número de seguidores ao número de curtidas e comentários na publicações. Além disso, as contas falsas criadas por ferramentas automatizadas, utilizam nomes genéricos e os perfis não possuem fotos, ou possuem apenas algumas imagens aleatórias. Além disso, quando um amigo, infectado por algum tipo de malware, curte uma página que não curtiria normalmente, significa que aquela página comprou seguidores de forma criminosa, como já descrito acima.

Se não é uma boa ideia comprar seguidores, então como conseguir seguidores reais?

Produzindo conteúdo relevante, de qualidade, com uma gestão das páginas de suas redes sociais e compra de mídia estratégica. Os anúncios do Facebook e do Instagram podem ser utilizados para engajar pessoas com o objetivo de ganhar mais seguidores. A diferença é que, neste caso, os seguidores conquistados a partir de campanhas reais terão interesse real no que você tem a oferecer. Além disso, qualidade é definitivamente mais importante do que quantidade quando o assunto são fãs nas redes sociais.

Quando segmentados corretamente, 10 seguidores interessados e engajados são infinitamente mais valiosos do que 100 seguidores falsos que só estão ali para fazer número.

Não é fácil construir uma reputação online baseada em estudo e conteúdo de qualidade, mas podemos garantir que os caminhos mais longos trazem resultados mais duradouros.

Categorias

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!

Menu