Ad library: como acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook

Anúncios pagos são uma ótima estratégia e tem ganhado muita força nos últimos tempos, principalmente nas redes sociais, criando uma alta concorrência.

Por isso, a Biblioteca de Anúncios do Facebook pode te ajudar! Ela te orientará e você terá insights para seu planejamento de comunicação, além de ser uma ótima forma de otimizar suas estratégias.

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A Biblioteca de Anúncios, Ad Library em inglês, é um arquivo dos anúncios que estão em veiculação no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.

Para as marcas, é uma fonte de informações sobre os anúncios que outras empresas estão veiculando, inclusive os anúncios que a mesma veiculou.

O objetivo é viabilizar a transparência, devido às polêmicas que o Facebook se envolveu sobre o uso indevido dos dados dos usuários.

Como acessar a Ad Library?

Qualquer usuário pode acessar a plataforma pelo navegador, não é preciso ter uma conta nas redes sociais. Basta acessar a página da Biblioteca de Anúncios do Facebook.

Na barra de busca, você deve informar se quer encontrar apenas anúncios com temas políticos e sociais ou incluir anúncios de empresas. Para temas sociais e políticos, basta digitar o nome do anunciante ou alguma palavra-chave. Agora, se você quiser pesquisar tudo, é preciso digitar o nome de um anunciante.

Ferramenta também disponível no Instagram

Pelo Instagram, também é possível acessar a Biblioteca de Anúncios, para isso, basta usar o app mobile e ir até o perfil do anunciante que você deseja ver.

Na página do perfil, clique nos três pontinhos, no canto superior direito. Depois, acesse: Sobre esta conta > Informações da conta > Anúncios ativos. O link te direcionará para a Biblioteca de Anúncios no navegador.

Quais dados podem ou não serem visualizados nos anúncios dos concorrentes?

Ao clicar no perfil do anunciante na busca, você verá detalhadamente os anúncios da marca.Na parte superior, tem as informações da conta como, data de criação da página, alterações no nome e localização das pessoas que gerenciam.

Abaixo destes dados, encontrará a listagem dos anúncios veiculados pela determinada conta no Facebook, Instagram, Messenger ou Audience Network. Será possível filtrar a pesquisa por localização, plataforma e data de veiculação.

É possível visualizar:

  • a data de início da veiculação;
  • as diferentes versões de anúncios dinâmicos;
  • as plataformas em que o anúncio é veiculado;
  • os criativos do anúncio (textos, imagens, links).

A Biblioteca de Anúncios traz muitas informações, mas não disponibiliza dados estratégicos dos anunciantes. Como, por exemplo, a segmentação de público, o orçamento da campanha ou o período completo de veiculação.

Já nos anúncios sociais e políticos, é possível saber mais detalhes como o valor gasto, o alcance potencial, o número de impressões e a idade, o gênero e a localização das pessoas para quem o anúncio foi exibido.

Como esses dados podem te ajudar?

A Biblioteca de Anúncios do Facebook pode te fornecer Insights relevantes, confira a seguir:

  • Ter referências de sucesso: Veja quais são os anúncios de maior sucesso da conta, para inspirar as suas campanhas.
  • Entender o posicionamento de negócio: Você pode entender melhor a identidade, a personalidade dos seus concorrentes e como as pessoas se relacionam com eles.
  • Encontrar CTAs que convertem mais: Observe as chamadas para ação que os anúncios dos concorrentes utilizam para guiar.
  • Aprimorar o copywriting: O copywriting dos anúncios de publicidade também exige boa dose de criatividade. Então, se você quer inspiração, também pode usar o Ad Library para isso.

A Biblioteca de Anúncios do Facebook foi criada para gerar transparência, especialmente em temas sociais e políticos, mas pode ser uma oportunidade de analisar a estratégia de anúncios dos seus concorrentes e uma fonte de estudos, análises e de inspiração para sua comunicação .

Categorias

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!

Menu