As suas maiores dúvidas sobre Instagram respondidas

Desde que o Instagram começou a crescer e a modificar seu algoritmo, algumas decisões e ações da plataforma tem deixado alguns usuários com dúvidas em relação ao seu funcionamento.

Desde a clássica questão sobre a ordem cronológica x relevância do feed, até como é feita a organização dos visualizadores do stories, listamos aqui as principais dúvidas dos usuários do Instagram para saná-las (ou pelo menos tentar explicá-las) de uma vez por todas.

Como funciona a lógica de visualização dos Stories no Instagram?

Entre os temas que permanecem um mistério em relação ao algoritmo, o principal talvez seja a ordem em que o Instagram organiza os Stories, tanto as publicações quanto as visualizações.

Uma das teorias mais famosas é de que as visualizações no topo são de pessoas que mais visitam seu perfil. Mas será que é isso mesmo?

Apesar de não revelar exatamente como o algoritmo funciona, o Instagram já deu algumas dicas (durante algumas entrevistas e apresentações) sobre o que influencia a ordem de exibição das visualizações dos stories.

Em relação à exibição dos stories (a ordem que são mostrados no topo do feed), o funcionamento é parecido com a visualização do feed: o seu comportamento dentro da plataforma pode definir quem aparece primeiro como sendo relevante. Além disso, o stories também tem o fator cronológico: os mais recentes vão para o começo da lista. Com isso, pode-se concluir que essa ordem é definida pelo algoritmo de acordo com a relevância que aquela conta tem para o usuário e também de acordo com a constância de atualização daquele perfil.

Ainda existe um terceiro fator que pode influenciar da ordem de exibição das “bolinhas”dos stories: se você segue um usuário no Instagram e também tem este mesmo usuário adicionado como amigo no Facebook, o algoritmo provavelmente vai interpretar esta pessoa como relevante a mostrará primeiro.

Já em relação à ordem da lista de visualizações dos stories, o Instagram diz que não há uma ordem certa, e que se a lista for atualizada várias vezes, mostrará uma ordem diferente a cada atualização, ou seja, em tese não são mantidos sempre os mesmos “amigos” em destaque.

Nos baseando em informações já obtidas em relação ao algoritmo, podemos partir do princípio que o que vemos no feed (ou nos stories) do Instagram é baseado na interpretação do algoritmo de nossas próprias ações dentro da plataforma, não nas ações de outros em relação ao nosso perfil – o que derruba a teoria que conseguimos saber quem são nossos “stalkers” pela ordem de visualização dos stories.

Por que o Instagram não é mais em ordem cronológica?

O atual algoritmo do Instagram, adotado em 2016, foi modificado para que os usuários pudesse ver mais publicações.

De acordo com informações do próprio Instagram, com o feed em ordem cronológica os usuários perdiam até 70% das publicações e, após as mudanças para a ordem de relevância, 90% do conteúdo é visualizado.

Apesar de todas as polêmicas envolvendo o feed cronológico x relevância, o Instagram garante que não esconde nenhuma publicação (se você continuar rolando o feed até o final verá as publicações de todos que segue) e afirma que não tem nenhuma intenção de voltar ao feed cronológico e vai seguir dando preferência ao que o usuário considera mais relevante.

Isso porque a rede cresceu rapidamente em número de usuários e seria praticamente impossível que todos continuassem tendo uma boa experiência na plataforma com o feed cronológico. Com tantos usuários ativos (mais de 1 bilhão), é necessário tornar o feed mais atrativo para o usuário, o que tem dado certo para o Instagram.

Por que a lista de quem viu os stories desaparece após 24h?

Bom, o motivo pelo qual esta atualização foi feita nós não sabemos, mas a mudança ocorreu em fevereiro de 2019 e deixou muita gente insatisfeita.
Sobre esta atualização, o Instagram declarou apenas que está “trabalhando para entregar uma experiência simples e consistente para a comunidade”.

Uma pessoa bloqueada de ver meus stories consegue ver meus destaques?Não! Como os destaques são os stories salvos, a pessoa impedida de ver os stories de um usuário também não conseguirá assistir aos destaques daquela pessoa.

Por que não recebo as atualizações e novidades do Instagram? (Como ter as novas funções)

Sempre que o Instagram lança alguma novidade, seja um novo sticker ou uma nova funcionalidade, alguns usuários se queixam de não receber as atualizações.

Um dos motivos pode ser o app desatualizado, a primeira coisa a se fazer é checar na sua app store se você tem a última versão do aplicativo instalada no seu celular. Caso negativo, atualize!

Se o aplicativo estiver atualizado, mas mesmo assim a nova função não aparecer para você, verifique que seu celular está com o sistema operacional atualizado.

Porém, também pode ser que o Instagram esteja fazendo um teste de funcionalidade e não tenha liberado determinada função para todos os usuários ainda. Nesse caso, é recomendado ter paciência.

Em outras situações, novas funções não são liberadas de uma vez só para todos os usuários. Com o passar do tempo é esperado que todos recebam as principais atualizações.

E aí, faltou responder alguma dúvida? Comente aqui ou peça para a gente responder pelo nosso Insta @5tartco

Categorias

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!

Menu