A análise do algoritmo do Instagram: Guia prático para fazer seu conteúdo ser visto

A Hootsuite lançou uma análise aprofundada sobre o algoritmo do Instagram e como ele funciona. Há diversas mudanças que afetam todos que usam a plataforma, especialmente negócios. 

Então a seguir, você conseguirá entender esse algoritmo que todos sempre falam e quais conteúdos te ajudarão a ter relevância na plataforma e para o seu público. 

Como funciona o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram decide qual conteúdo é visto, ele verifica assim que o aplicativo é aberto todo o conteúdo disponível e escolhe:

  • Quais postagens vão para o topo do feed de notícias e em que ordem;
  • Quais postagens são apresentadas na guia Explorar;
  • Em que ordem Stories, Lives, Reels e vídeos IGTV aparecem, no feed e suas respectivas guias, etc.

Esse algoritmo, basicamente, controla o alcance orgânico do seu conteúdo. Esse formato de atualização é muito criticado, mas de acordo com o Instagram, antes deste algoritmo os usuários perdiam 70% das postagens e 50% das postagens de seus amigos.

Mas talvez a sua dúvida não seja como ele funciona, mas sim como ele decide o que vale a pena ser mostrado ao usuário em específico não é?

A resposta é bem simples, ele analisa o comportamento anterior do usuário, verifica todas as postagens ou partes de conteúdo disponíveis e, em seguida, avalia cada uma para prever o quão interessante é para aquele usuário. O conteúdo mais interessante vai para o topo do feed.

Para isso, o Instagram utiliza diversos pontos de dados, que são chamados de sinais de classificação. 

Quais são os sinais de classificação do algoritmo?

Os sinais são divididos em três categorias, sendo elas:

Relacionamento: O algoritmo supõe que os usuários que interagiram com sua conta no passado estarão interessadas em seu novo conteúdo. Portanto, ao sair uma postagem sua ele avalia seu relacionamento com o público

  • Vocês seguem um ao outro?
  • Os usuários procuraram por você pelo nome?
  • Vocês trocam DM ou deixam comentários?
  • Vocês marcam um ao outro em suas postagens?
  • Eles salvam suas postagens?

Se você tem uma conta empresarial, provavelmente não é o melhor amigo de seus seguidores, mas se você tiver um público que se envolve e constante o algoritmo reconhecerá isso. Ou seja, seu conteúdo precisa envolver e chamar atenção para ajudar a aumentar seu alcance orgânico.

Oportunidade: O algoritmo leva em consideração que as postagens mais recentes são as mais importantes para os usuários, mesmo o Instagram insistindo que todas as postagens, em algum ponto, apareçam no feed de um usuário.

Para as marcas, um modo de aparecer é publicar nos horários em que o seu público está online.

Interesse: Você deve se lembrar que ao criar conteúdos para sua marca você deve atender às necessidades e interesses do seu público, só assim o algoritmo entregará suas postagens aos usuários.  O trabalho do algoritmo é dar às pessoas o que elas querem, rastreando a afinidade do usuário 

Outros sinais de classificação

Há outros três fatores que afetam o seu alcance, mas está ligado ao comportamento do seu público:

  • Frequência de uso: se você tem seguidores que abrem seus feeds 12 vezes por dia, é mais provável que vejam sua postagem do que pessoas que acessam o Instagram duas vezes por dia. Pessoas que não abrem o aplicativo frequentemente acabam com um acúmulo de conteúdo e, portanto, dependem mais do algoritmo para selecionar o que veem.
  • Seguindo: Pessoas que seguem 1000 contas perdem mais postagens do que aquelas que seguem 100 contas.
  • Tempo da sessão: se seus seguidores gastam muito tempo em seus feeds, é mais provável que eles vejam todas as postagens disponíveis.

9 dicas para trabalhar com o algoritmo do Instagram em 2021

  • Carrosséis de postagem

Posts em carrossel são ótimos para entrar em mais detalhes sobre um produto ou para falar de vários ângulos sobre o mesmo tema. 

E embora o algoritmo do Instagram não priorize explicitamente os carrosséis, as postagens que ganham mais engajamento são recompensadas com mais alcance. Segundo pesquisa da Hootsuite, as postagens de carrossel representam 17% das postagens de feed e possuem 3x o engajamento e 1,4x o alcance de outros tipos de posts.

  • Postar consistentemente

Essa é uma dica fundamental se você busca alcance, engajamento ou crescimento de seguidores. Em média, as empresas fazem 1,56 postagens em seu feed por dia. Aparecer de forma consistente no feed, como por exemplo, todos os dias da semana, é uma ótima forma para manter seus números crescentes.

Mesmo o Instagram não confirmando que o algoritmo analisa a frequência de postagem de uma conta quando decide a classificação das postagens, uma presença consistente é a melhor maneira de construir uma conexão real com seus seguidores.

Mas não se esqueça, para isso é necessário um planejamento para os seus conteúdos 

  • Não tente enganar o sistema

A compra de seguidores e a automação do Instagram não funcionam. Além disso, de acordo com o Instagram, o algoritmo pode dizer quando sua conta está duvidosa, por isso concentre-se em criar conteúdos autênticos, relacionamentos e contar ótimas histórias.

Importante: Ignore as teorias da conspiração!

  • Contas Shadowbanning ou “suprimir” postagens não são reais, de acordo com o Instagram, mas se você violar as diretrizes da comunidade do Instagram ou os Termos de Uso você pode ter sua conta desativada;
  • O limite de alcance também é falso;
  • Perfis de criadores , contas comerciais e contas verificadas não recebem um impulso do algoritmo;
  • O Instagram afirma que usar outros recursos do aplicativo, como Stories e Live, não melhoram a classificação das suas postagens no feed.
  • Experimente novos recursos, como o Reels

O algoritmo está atualmente “aumentando” os carretéis no feed para que mais pessoas vejam e usem esse novo recurso. Embora o Instagram não tenha confirmado oficialmente, o aplicativo quer que o Reels tenha o sucesso do TikTok, como o Stories fez com o Snapchat e o IGTV com o YouTube.

Postar um Reels no Instagram definitivamente não é um método garantido para melhorar seu alcance orgânico em geral. No entanto, postá-lo certamente irá expor sua conta a novos olhos e aumentará seu engajamento. Por exemplo, o Reels do time médio da NFL está atraindo 67% mais engajamento do que seus vídeos normais.

De acordo com a conta @creators do Instagram, o Reels atualmente tem pessoas examinando-os para mostrar os melhores. Por isso, divulgaram dicas oficiais para postar Reels que serão notados:

  • Não recicle TikToks com marca d’água
  • FIlme na vertical
  • Use filtros, efeitos de câmera, música, etc.

Sendo assim, utilizar o Reels em sua estratégia de marketing pode te dar uma vantagem significativa.

  • Use melhor as hashtags

As hashtags certas em suas postagens podem ajudar os usuários a descobri-lo, mesmo que não sigam sua conta. Hashtags precisas e bem pensadas sinalizam as contas e ao algoritmo o que está em sua postagem e quem pode estar interessado nela.

Para usar hashtags corretamente, explore o seu nicho, faça sua pesquisa e use hashtags que realmente descrevam o assunto de sua postagem.

  • Publique quando o seu público estiver online

Com toda certeza, essa dica é a mais fácil de executar!

Descobrir o melhor momento para postar no Instagram significa observar o comportamento do seu público, observar os benchmarks do setor e também ter em mente quando as pessoas geralmente estão no Instagram.

  • Ligue-se ao seu público

A referência geral para engajamento “bom” no Instagram é algo entre 1-5%. Mas a taxa média de engajamento no Instagram para contas empresariais foi de 0,85% até 2020. Então se está tentando melhorar sua taxa de engajamento siga estes passos:

  • Defina seu público para saber o que eles querem de você 
  • Responda a comentários e mensagens diretas
  • Crie uma história contínua onde você pode compartilhar postagens nas quais você foi marcado 
  • Automatize seus relatórios analíticos

Uma boa ferramenta de análise do Instagram te ajudará a se concentrar em seu público e identificar o tipo de conteúdo que eles procuram.

Use uma ferramenta de análise do Instagram para descobrir:

  • quando seu público está online;
  • quais hashtags estão tendo um bom desempenho;
  • quais postagens estão gerando um envolvimento real.

Contudo, é importante entender que não há fórmula mágica e as respostas para você crescer não estão apenas nessas dicas, mas sim em um conteúdo relevante e que atinja as necessidades e expectativas do seu público. Use a estratégia correta e assim você terá a visibilidade e o alcance no Instagram!

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