Com 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo, o Instagram se tornou uma plataforma atrativa para empresas de todos os tamanhos. É estimado que 75% das empresas estejam usando o Instagram em 2020.
Mesmo sendo tão popular, o uso comercial da plataforma ainda é um desafio para muitos empreendedores, que acabam cometendo alguns erros básicos nas redes sociais que já falamos por aqui.
Por isso, hoje temos 11 dicas sobre o Instagram para seu negócio que você não deve ignorar!
Trocar de uma conta pessoal para uma conta comercial no Instagram tem algumas vantagens. Ao utilizar a conta comercial você passa a ter algumas vantagens:
Além das contas pessoal e comercial, o Instagram agora também permite criar uma conta Creator, voltada para influenciadores digitais e criadores de conteúdo.
Para transformar a conta pessoal do Instagram em uma conta comercial, siga os passos abaixo:
1. Acesse as Configurações
2. Selecione o menu Conta
3. Clique em Mudar para conta profissional
As redes sociais são ferramentas. E, como toda ferramenta, você precisa entender para o que ela serve antes de usá-la, certo?
Por isso, é importante ter em mente seu objetivo ao utilizar o Instagram para sua empresa:
Você pode até ter mais de um objetivo, mas suas metas precisam estar bem definidas para que você consiga alcançá-las.
Aqui é preciso entender direitinho quem consome o seu produto ou serviço e quem são os usuários do Instagram que podem consumir o que você vende.
Por meio de algumas pesquisas sabemos que, em média, os usuários do Instagram:
Mas, calma: isso não significa que você vai utilizar o Instagram só para se comunicar com mulheres com menos de 35 anos. Você precisa, antes, definir quem é seu público alvo e estudar formas de encontrá-lo no Instagram.
Ter seu público definido também ajuda muito na hora de direcionar seus anúncios corretamente.
Na sua bio, você tem apenas 150 caracteres para dar uma primeira impressão incrível para quem visitar seu perfil, além de deixar claro quem é sua empresa e convencer o visitante a se tornar um seguidor.
Felizmente, é possível aproveitar alguns outros campos para otimizar seu perfil do Instagram e ajudar as pessoas a encontrarem seu negócio no Instagram e se encantarem pela empresa:
Lembre-se de deixar claro para quem visita seu perfil o que você faz ou oferece!
Se você é uma empresa, naturalmente deve usar como foto de perfil o seu logotipo para fácil identificação e credibilidade. Mas se você for um profissional autônomo, como um advogado ou nutricionista, pode (e deve) usar sua própria imagem no perfil (só não vale usar uma foto sua no perfil do escritório, ok?)
O tamanho ideal da foto de perfil no Instagram é de 320 x 320 px no formato redondo (é possível ajustar o tamanho certinho no Canva.com por exemplo, ou você pode pedir ao profissional que desenvolveu seu logotipo uma versão nessas configurações).
Se o seu logo for um quadrado, você vai precisar ajustá-lo para que a visualização seja perfeita. Se for usar uma foto sua, tenha certeza de que é uma foto fácil de te reconhecer e que passa credibilidade (nada de foto na praia no perfil comercial, a menos que tenha MUITO a ver com seu negócio, combinado?)
O Instagram, apesar de hoje também permitir videos, começou como uma rede social de compartilhamento de fotos. Ou seja, os usuários do Instagram são criaturas extremamente visuais.
Por isso, é importantíssimo pensar e adaptar a identidade visual da sua marca ao seu perfil no Instagram. Se você só criou um logo e não uma identidade visual completa, é legal começar a pensar:
Lembre sempre que seu feed é sua vitrine e deve parecer consistente aos olhos dos usuários. Além disso, quando você possui uma identidade visual autêntica e forte, com o tempo as pessoas passam a associar aquele visual à sua marca, tornando mais fácil o reconhecimento do seu conteúdo nos feeds.
Leia mais: 3 apps para organizar o feed do Instagram
Ok, acabamos de falar que o Instagram é uma plataforma extremamente visual, mas isso não significa que as legendas não sejam importantes! A voz da sua marca é tão importante quanto o visual dela e também deve ser consistente ao longo do feed.
A legenda de cada imagem possui o limite de 2200 caracteres e você pode usar o espaço para dar dicas rápidas ou contar uma história mais longa.
Lembre-se que, no feed de seus seguidores, o Instagram mostra apenas as primeiras duas linhas seguidas de um botão “… mais“. Então a principal informação do post precisa estar no começo da legenda!
Suas legendas devem ser relevantes, divertidas, interessantes, informativas, convincentes e de acordo com a vibe da sua marca.
As hashtags são uma ótima ferramenta para dar mais visibilidade para suas publicações. O Instagram permite a utilização de ate 30 hashtags por post, mas você definitivamente não quer usar tantas.
Nossa recomendação é utilizar, no máximo, 5 hashtags por post, tomando cuidado para não utilizar sempre as mesmas .
Como escolher quais hashtags utilizar no Instagram?
Escolha aquelas tags que sejam:
Se você quer que seu engajamento no Instagram aumente, você também precisa se engajar!
Publicar conteúdo de qualidade é o máximo, mas se você nunca responde os comentários ou interage com ninguém. terá uma existência solitária no Instagram. Afinal, o nome não é rede SOCIAL a toa, né?
Por isso, para ter um bom engajamento no Instagram:
Os stories são um ponto chave de uma boa estratégia de marketing no Instagram.
Em formato vertical, o conteúdo dos stories desaparece em 24 horas. Os usuários esperam que o conteúdo compartilhado via stories seja mais “vida real” e em tempo real em relação ao conteúdo compartilhado no feed. Isso dá uma chance muito boa para as empresas construírem relacionamento e se conectarem com seus consumidores.
Aproveite para contar histórias, interagir com seus seguidores através das enquetes e incentivar contatos diretos com a empresa.
Os destaques são incríveis para salvar stories importantes e categorizar os assuntos. Eles podem servir como um complemento às informações da sua bio e são uma forma de fazer com que seu público conheça mais sobre você ou seu negócio.
Pense em categorias que sejam importantes para seu público te conhecer melhor e organize-os no perfil. Uma boa ideia, para combinar com sua identidade visual, é adicionar capinhas personalizadas aos seus destaques. Você pode encomendar capinhas personalizadas para seu Instagram enviando um e-mail para contato@5tart.com.br com o assunto “Capinhas Instagram”.
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