11 dicas de Instagram que você não pode ignorar

Com 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo, o Instagram se tornou uma plataforma atrativa para empresas de todos os tamanhos. É estimado que 75% das empresas estejam usando o Instagram em 2020.

Mesmo sendo tão popular, o uso comercial da plataforma ainda é um desafio para muitos empreendedores, que acabam cometendo alguns erros básicos nas redes sociais que já falamos por aqui.

Por isso, hoje temos 11 dicas sobre o Instagram para seu negócio que você não deve ignorar!

1. Use uma conta comercial no Instagram

Trocar de uma conta pessoal para uma conta comercial no Instagram tem algumas vantagens. Ao utilizar a conta comercial você passa a ter algumas vantagens:

  • acesso às métricas do perfil
  • possibilidade de veicular anúncios
  • Instagram Shopping
  • botões de contato e chamadas para ação no perfil

Além das contas pessoal e comercial, o Instagram agora também permite criar uma conta Creator, voltada para influenciadores digitais e criadores de conteúdo.

Para transformar a conta pessoal do Instagram em uma conta comercial, siga os passos abaixo:

1. Acesse as Configurações

2. Selecione o menu Conta

3. Clique em Mudar para conta profissional

2. Defina seus objetivos

As redes sociais são ferramentas. E, como toda ferramenta, você precisa entender para o que ela serve antes de usá-la, certo?

Por isso, é importante ter em mente seu objetivo ao utilizar o Instagram para sua empresa:

  • aumentar a visibilidade da empresa?
  • atrair novos leads?
  • ser percebida como e empresa líder em seu segmento?
  • ser mais lembrada por seus consumidores?

Você pode até ter mais de um objetivo, mas suas metas precisam estar bem definidas para que você consiga alcançá-las.

3. Conheça seu público

Aqui é preciso entender direitinho quem consome o seu produto ou serviço e quem são os usuários do Instagram que podem consumir o que você vende.

Por meio de algumas pesquisas sabemos que, em média, os usuários do Instagram:

  • são, em sua maioria, mulheres
  • 71% dos usuários tem menos de 35 anos
  • usam o Instagram por, pelo menos, 1h por dia

Mas, calma: isso não significa que você vai utilizar o Instagram só para se comunicar com mulheres com menos de 35 anos. Você precisa, antes, definir quem é seu público alvo e estudar formas de encontrá-lo no Instagram.

Ter seu público definido também ajuda muito na hora de direcionar seus anúncios corretamente.

4. Otimize seu perfil

Na sua bio, você tem apenas 150 caracteres para dar uma primeira impressão incrível para quem visitar seu perfil, além de deixar claro quem é sua empresa e convencer o visitante a se tornar um seguidor.

Felizmente, é possível aproveitar alguns outros campos para otimizar seu perfil do Instagram e ajudar as pessoas a encontrarem seu negócio no Instagram e se encantarem pela empresa:

  • Seu nome: fica em negrito no topo do perfil e possui limite de 30 caracteres
  • Seu nome de usuário: o famoso @ – também possui limite de 30 caracteres
  • Seu site: o único local onde você consegue inserir um link clicável no seu perfil do Instagram e você pode mudar sempre que precisar
  • Categoria: uma característica das contas profissionais do Instagram que te ajudam a explicar o que você faz sem ocupar espaço da bio
  • Informações de contato e botões de chamada para ação: uma forma de fazer os usuários interagirem com você a partir do seu perfil

Lembre-se de deixar claro para quem visita seu perfil o que você faz ou oferece!

5. Capriche na foto do perfil

Se você é uma empresa, naturalmente deve usar como foto de perfil o seu logotipo para fácil identificação e credibilidade. Mas se você for um profissional autônomo, como um advogado ou nutricionista, pode (e deve) usar sua própria imagem no perfil (só não vale usar uma foto sua no perfil do escritório, ok?)

O tamanho ideal da foto de perfil no Instagram é de 320 x 320 px no formato redondo (é possível ajustar o tamanho certinho no Canva.com por exemplo, ou você pode pedir ao profissional que desenvolveu seu logotipo uma versão nessas configurações).

Se o seu logo for um quadrado, você vai precisar ajustá-lo para que a visualização seja perfeita. Se for usar uma foto sua, tenha certeza de que é uma foto fácil de te reconhecer e que passa credibilidade (nada de foto na praia no perfil comercial, a menos que tenha MUITO a ver com seu negócio, combinado?)

6. Defina a identidade visual da sua marca no Instagram

O Instagram, apesar de hoje também permitir videos, começou como uma rede social de compartilhamento de fotos. Ou seja, os usuários do Instagram são criaturas extremamente visuais.

Por isso, é importantíssimo pensar e adaptar a identidade visual da sua marca ao seu perfil no Instagram. Se você só criou um logo e não uma identidade visual completa, é legal começar a pensar:

  • qual a cor principal da sua marca
  • quais as cores secundárias
  • que tipo de fonte você vai usar nos textos
  • qual a vibe que você quer que o perfil da sua empresa transmita aos usuários?

Lembre sempre que seu feed é sua vitrine e deve parecer consistente aos olhos dos usuários. Além disso, quando você possui uma identidade visual autêntica e forte, com o tempo as pessoas passam a associar aquele visual à sua marca, tornando mais fácil o reconhecimento do seu conteúdo nos feeds.

Leia mais: 3 apps para organizar o feed do Instagram

7. Capriche nas legendas

Ok, acabamos de falar que o Instagram é uma plataforma extremamente visual, mas isso não significa que as legendas não sejam importantes! A voz da sua marca é tão importante quanto o visual dela e também deve ser consistente ao longo do feed.

A legenda de cada imagem possui o limite de 2200 caracteres e você pode usar o espaço para dar dicas rápidas ou contar uma história mais longa.

Lembre-se que, no feed de seus seguidores, o Instagram mostra apenas as primeiras duas linhas seguidas de um botão “… mais“. Então a principal informação do post precisa estar no começo da legenda!

Suas legendas devem ser relevantes, divertidas, interessantes, informativas, convincentes e de acordo com a vibe da sua marca.

8. Use hashtags de forma estratégica

As hashtags são uma ótima ferramenta para dar mais visibilidade para suas publicações. O Instagram permite a utilização de ate 30 hashtags por post, mas você definitivamente não quer usar tantas.

Nossa recomendação é utilizar, no máximo, 5 hashtags por post, tomando cuidado para não utilizar sempre as mesmas .

Como escolher quais hashtags utilizar no Instagram?

Escolha aquelas tags que sejam:

  • relevantes para o seu negócio ou campo de atuação
  • são específicas para seu nicho
  • não encorajam troca de likes ou seguidores (além de ser muito chato, seu perfil pode ser banido)
  • não são utilizadas pelos seus concorrentes

9. Interaja!

Se você quer que seu engajamento no Instagram aumente, você também precisa se engajar!

Publicar conteúdo de qualidade é o máximo, mas se você nunca responde os comentários ou interage com ninguém. terá uma existência solitária no Instagram. Afinal, o nome não é rede SOCIAL a toa, né?

Por isso, para ter um bom engajamento no Instagram:

  • responda aos comentários em suas publicações
  • comente e curta fotos de outros perfis relevantes no seu nicho
  • torne-se visível de uma forma não forçada, ou seja, sem fazer comentários do tipo “venha conhecer meu perfil” – isso queima seu filme
  • se alguém te marcar em um post, interaja de volta curtindo, comentando ou até mesmo repostando em seus stories
  • nunca, nunca, nunca use comentários automáticos ou envio automático de mensagens diretas ou qualquer tipo de automação no Instagram

10. Use os Stories!

Os stories são um ponto chave de uma boa estratégia de marketing no Instagram.

Em formato vertical, o conteúdo dos stories desaparece em 24 horas. Os usuários esperam que o conteúdo compartilhado via stories seja mais “vida real” e em tempo real em relação ao conteúdo compartilhado no feed. Isso dá uma chance muito boa para as empresas construírem relacionamento e se conectarem com seus consumidores.

Aproveite para contar histórias, interagir com seus seguidores através das enquetes e incentivar contatos diretos com a empresa.

11. Use os destaques no perfil

Os destaques são incríveis para salvar stories importantes e categorizar os assuntos. Eles podem servir como um complemento às informações da sua bio e são uma forma de fazer com que seu público conheça mais sobre você ou seu negócio.

Pense em categorias que sejam importantes para seu público te conhecer melhor e organize-os no perfil. Uma boa ideia, para combinar com sua identidade visual, é adicionar capinhas personalizadas aos seus destaques. Você pode encomendar capinhas personalizadas para seu Instagram enviando um e-mail para contato@5tart.com.br com o assunto “Capinhas Instagram”.

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